Método de modelagem de tópicos para analisar discursos de atores sociais sobre mudança climática, energia e segurança alimentar

Imagem: Pixabay.

Debates sobre mudanças climáticas, energia e segurança alimentar que são transmitidos ao público através de vários canais de comunicação, oriundos da midia, orgãos do governo, sociedade civil (ONG) e empresas, geram uma grande quantidade de dados. Devido essa quantidade de informações, o uso de métodos tradicionais não se mostra viável nas analises dos discuros políticos dos atores envolvidos. Nesse sentido, surge a necessidade de desenvolver novos métodos e ferramentas para organizar, explorar e compreender a complexidade dessas questões relevantes, com o propósito de identificar temas que configuram de forma convergente em discursos e outros que se colocam na forma de controversias, cuja identificação remete a possibilidade de gerir futuros conflitos.

Observando essas necessidades, os pesquisadores do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe): Lira Luz Benites Lázaro, Leandro Luiz Giatti e Angelica Giarolla – aplicaram uma metodologia para contribuir nesta questão de grande interesse nas ciências sociais aplicadas. O estudo acaba de ser publicado na revista científica Energy Research & Social Science (ERSS), sob o título de “Topic modeling method for analyzing social actor discourses on climate change – energy and food security

A metodologia desenvolvida traz um novo enfoque na analises de discursos combinando o uso de ferramentas de mineração de dados textuais (text mining) em grande volume (big data), por meio de algoritmos de Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing) e de inteligência artificial (Machine Learning).

Os autores aplicaram uma modelagem probabilística de tópicos denominada ´Latent Dirichlet Allocation – LDA´ para examinar as mudanças ao longo do tempo nos debates politico-sociais relacionados à produção de bioenergia (etanol) no Brasil e sua relação com as possíveis consequências das mudanças climáticas e a segurança alimentar. Os dados foram obtidos de jornais brasileiros, documentos governamentais e de empresas, boletins de organizações governamentais e movimentos sociais, em um período de 11 anos (2007 a 2017).

Os resultados mostraram a utilidade desta nova abordagem metodologica, enfatizando temas e discursos dos atores envolvidos e identificando as posições determinantes dos atores brasileiros nas discussões sobre a produção de etanol e sua competição com a produção de alimentos. Por outro lado, foi possível explorar os discursos associados às contribuições do etanol como fonte de energia renovável para mitigar emissão de gases de efeito estufa. Este estudo fornece insights na pesquisa do nexo sobre a relação “água-energia-alimentos” e a análise de políticas públicas relacionadas.

O mesmo enfoque metodológico também pode ser usado para a analise de discursos que envolvam diferentes atores e temas, por exemplo, debates políticos referente a assuntos controversos como produção de alimentos transgênicos, uso de agrotóxicos e governança urbana, dentre outras possibilidades.

Link do paper:

Mais informações e entrevistas para a imprensa com a Assessoria de Comunicação da FSP/USP, pelo tel. : (11) 3061-7882 ou pelo e-mail: imprensafsp@fsp.usp.br