A  |  A+ |  A-
Treinamento antropométrico no LANPOP FSP USP

Imagem: Divulgação.

O Laboratório de Avaliação Nutricional de Populações (LANPOP) do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP convida todos os interessados para participarem de “treinamento antropométrico” que ocorrerá entre os dias 10/12 e 14/12 no LANPOP – FSP/USP – Segundo andar do prédio principal, próximo ao departamento de Nutrição, sala 202.

Regras de seleção para o treinamento LANPOP Módulo I

Os treinamentos antropométricos do LANPOP são destinados à comunidade científica em geral, envolvida com pesquisa de campo e aprimoramento de serviços de saúde que coletem dados de antropometria e de vigilância e acompanhamento de saúde.

O módulo I do treinamento é destinado à aferição de medidas antropométricas em maiores de 2 anos. O curso oferecerá 8 vagas para as datas de 10 a 14 de dezembro de 2018.

  1. Como funciona o treinamento

O treinamento antropométrico do LANPOP é dividido em cinco encontros, sendo três deles teórico-práticos e dois de padronização. Nos três primeiros encontros, trataremos sobre a aferição de peso e altura, circunferências e dobras cutâneas. A padronização nada mais é do que a avaliação do desempenho dos antropometristas, comparados entre si e a um antropometrista experiente, que é o padrão ouro. Durante a padronização, os antropometristas são responsáveis por trazer pelo menos um voluntário, totalizando no mínimo 10 voluntários por grupo de antropometristas. Os valores das medidas então obtidos serão comparados no teste Bland Altman, para verificação do desempenho dos antropometristas, concedendo ou não o certificado de padronização.

  1. Cronograma

O treinamento é divido em 5 encontros, das 14h às 17h, sendo que reservamos os 2 últimos dias (quinta e sexta-feira) para a padronização de 4 medidas (peso, altura, uma circunferência e uma dobra cutânea).

10/12: Circunferências 11/12: Peso e altura 12/12: Dobras cutâneas 13/12 e 14/12: Padronização

  1. Critérios de seleção

Selecionamos prioritariamente:

  • Pessoas envolvidas com projetos de pesquisa cuja coleta de campo inclui variáveis antropométricas;
  • Pessoas que se interessem em realizar parcerias com o LANPOP em pesquisa;

Faça aqui, a sua inscrição:

Mais informações pelo e-mail: lanpop@fsp.usp.br