A  |  A+ |  A-
Situação de acumulação e infestação do mosquito Aedes são debatidos em evento na FSP/USP sobre vigilância entomológica

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP/SP, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará no dia 25 de março de 2019, mais um seminário do XI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública.

 

Veja a programação:

  • 9h – 10h15: Abordagem sobre situação de acumulação na vigilância entomológica, com Msc. Samanta Gouveia Parisi – Agente de combate a Endemias – UVIS – Vila Guilherme Pref. Municipal de São Paulo SP.
    No Brasil, com o enfrentamento de graves epidemias causadas por arbovírus veiculados pelo mosquito Aedes aegypti é fundamental o desenvolvimento de atividades de vigilância entomológica e controle vetorial, principalmente em locais com grande número de criadouros do mosquito. Será feita uma abordagem mostrando o uso do geoprocessamento para analisar residências de pessoas em situação de acumulação com intuito de promover ações de controle vetorial nesses casos.
  • 10h30 – 12h: Índices de infestação de Aedes aegypti, na cidade de São Paulo, com Dr. Eduardo Masi – Analista em Saúde VII – Biólogo
    NVSIN/DVZ/COVISA – Secretaria M. da Saúde/SMS/SP.
    Aedes aegypti são mosquitos vetores de arboviroses epidêmicas, dengue, chikungunya e zika. O monitoramento e a vigilância das populações desses mosquitos é fundamental para se estabelecer e avaliar as estratégias de controle a ser adotadas, bem como para acompanhar as variações sazonais, que podem auxiliar a predizer as epidemias. Alguns índices são amplamente usados e configuram-se nas principais ferramentas da vigilância entomológica em saúde pública e serão tema da palestra a ser apresentada.

 

Imagem: Pixabay.

 

Evento aberto e gratuito. Inscreva-se aqui!

Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – SP).

Confira o cartaz!

A FSP/USP não disponibiliza estacionamento aos participantes.