A  |  A+ |  A-
Semana Mundial do Aleitamento Materno: Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação. Hoje e para o Futuro!

Logo SMAM 2019 / Divulgação.

Do dia 01 ao dia 07 de agosto é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM – 2019), que nesse ano tem como tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”.

Segundo a IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network) as taxas globais de aleitamento materno são relativamente altas, porém, apenas 40% de todos os bebês com menos de seis meses se alimentam exclusivamente de leite materno e 45% continuam a amamentando até os 24 meses de vida. A meta até 2025 da Assembleia Mundial de Saúde (AMS) é de que pelo menos 50% dos bebês sejam exclusivamente amamentados durante os primeiros seis meses de idade.

É importante ressaltar que a amamentação, apesar de ser uma atividade de domínio da mãe, é um esforço em equipe. O apoio do companheiro(a), da família, do local de trabalho e da comunidade que essa mãe está inserida é fundamental para que essa prática melhore.

A amamentação ideal de acordo com as recomendações poderia evitar mais de 823 mil mortes de crianças e 20 mil óbitos maternos a cada ano, além da falta da amamentação estar associada à menor inteligência e resulta em perdas econômicas de cerca de 302 bilhões de dólares americanos por ano.

O Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, na figura do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da Faculdade de Saúde Pública também está inserido nas atividades do Agosto Dourado e realizará o Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação. Esse evento constitui-se em iniciativa visando congregar a sociedade civil com a comunidade científica, acadêmica e profissionais da saúde e da educação. Nesse ano, o evento acontece de 26 a 30 de agosto na FSP/USP.

Para as demais atividades, as informações sobre inscrições e a programação completa do evento você encontra no evento do Facebook.

Fonte: IBFAN Brasil.