Evento na FSP/USP discute novas perspectivas sobre nascimento e parto

No dia 30 de setembro será realizado na FSP/USP o seminário Nascimento e parto: Novas interpretações e perspectivas internacionais. O evento ocorrerá das 14h às 17h, no Auditório Paula Souza.

O seminário tem o objetivo de debater três questões estratégicas sobre a assistência ao parto no momento atual e os desafios na promoção de uma assistência segura, que promova a saúde e que proporcione uma experiência positiva para mãe, bebê e família. O Prof. João Paulo de Souza (prof. Titular Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP) falará sobre o futuro parto humano, acerca das novas interpretações da biologia do parto e suas implicações para a assistência materno-infantil. A Prof.ª Meghan Bohren (Gênero e Saúde, Universidade de Melbourne e Organização Mundial de Saúde) falará sobre maus tratos contra as mulheres no parto e como o reconhecimento dos direitos humanos das mulheres repercute na assistência. O Prof. Joshua Vogel falará sobre os novos estudos que questionam as premissas de longa data sobre os benefícios e danos comparativos à saúde em relação ao uso de corticosteroides para reduzir danos da prematuridade. Também serão discutidos desafios contemporâneos, como as mudanças legislativas referentes à via de parto (e seus determinantes), assim como a exclusão das gestantes do direito à escolha informada e a planos de parto.

As palestras serão ministradas em inglês e não haverá tradução simultânea.

· Perspectives on the future of human birth / Perspectivas sobre o futuro do parto humano
com o Prof. João Paulo de Souza (prof. Titular Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP)

· Mistreatment of women during childbirth / Maus tratos das mulheres no parto – Estudos internacionais
com a Prof.ª Meghan Bohren (Universidade de Melbourne AUS e Organização Mundial de Saúde)

· Antenatal corticosteroids for women at risk of premature birth: old treatments, new problems / Uso de corticóides no risco de prematuridade: tratamentos velhos e problemas novos
com o Prof. Joshua Vogel (Monash University AUS e Organização Mundial de Saúde)

O evento é gratuito e a inscrição é necessária somente para os que desejam receber certificado. A inscrição pode ser feita aqui ou no local (sujeito a disponibilidade).

Seminário Nascimento e parto: Novas interpretações e perspectivas internacionais
Quando: 30/09, das 14h às 17h
Quanto: gratuito
Onde: Auditório Paula Souza da FSP/USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – ao lado do metrô Clínicas)