A  |  A+ |  A-
FSP-USP inicia 2ª temporada de webinares com reflexões sobre a história das epidemias e saúde coletiva
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Epidemias e História: das lições do passado ao pensamento histórico crítico em Saúde Coletiva” foi o tema do 10º webinar FSP-USP, realizado no dia 22 de maio, às 10h. O vídeo editado está disponível no Canal da FSP-USP no YouTube. O painel fecha um ciclo de debates sobre a COVID-19 e inicia uma nova série de encontros virtuais que buscarão refletir temas amplos da saúde pública e da sociedade.

“Nossos primeiros painéis foram marcantes porque rompemos a barreira do medo, num momento de susto e incertezas no início do isolamento social. Debatemos os temas emergentes frente à pandemia e as dificuldades diante de uma experiência nunca vista. Agora temos que refletir como as experiências podem nortear nosso futuro como sociedade”, afirma o professor Marco Akerman, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FSP-USP. 

“Para ampliar o olhar sobre a pandemia da COVID-19”, a segunda temporada de webinares FSP-USP, quer englobar também cientistas políticos, sociólogos, psicólogos, comunicadores, historiadores, operadores da medicina e do direito, entre outros, sem esquecer a tecnologia e áreas emergentes como artes interativas, animação, gerontologia, inteligência artificial, novas ferramentas de análise de dados, entre outras, conta o professor. 

A primeira temporada de webinares FSP-USP foi “De frente para a pandemia da COVID-19: temas urgentes” e explorou temas ligados a epidemiologia, matemática e infectologia, ferramentas essenciais para entender a pandemia. “Mas saúde pública é uma área ampla, com interfaces interagindo em todos os aspectos da vida em sociedade. No passado, as leis sanitárias nortearam a própria formação do Estado moderno brasileiro. Não podemos perder a oportunidade de refletir e aprender com a história”, diz Akerman.

Os palestrantes deste 10º webinar iniciam com reflexões críticas não apenas sobre as lições do passado, mas também de que forma os contornos e contextos da nossa sociedade têm o potencial de impactar na evolução da pandemia e evidenciar os dilemas sobre a democracia e a defesa da vida.

10º webinar FSP-USP – 2ª temporada “Para ampliar o olhar sobre a pandemia da COVID-19”

TEMA: “Epidemias e História: das lições do passado ao pensamento histórico crítico em Saúde Coletiva”

22 de maio, das 10h às 12h.

Palestrantes:

Anna Cristina Rodopiano de Carvalho Ribeiro – doutoranda do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP

André Mota – professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

Maria Cristina da Costa Marques – professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP.

Mediação

Cristiane Cabral – professora do Departamento de Ciclos de Vida e Sociedade da FSP-USP

 

Siga o Canal da FSP no YouTube e nossas redes sociais.