A  |  A+ |  A-
ASSISTA O VÍDEO DO 12º webinar FSP-USP sobre saúde do idoso na pandemia 

A pandemia do novo coronavírus no Brasil traz tem evidenciado as desigualdades em todos os aspectos da vida em sociedade: mortalidade por território, classe social, gênero e raça/cor, tendo sobretudo a idade como fator que potencializa todas essas desigualdades.

O distanciamento social traz importantes desafios aos idosos e nem sempre ele é possível para todos que estão nesse grupo populacional.  Os idosos que vivem só, ou com outros idosos, dependentes de cuidados; os idosos que moram em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); as mulheres idosas cuidadoras; os idosos trabalhadores; e tantos outros perfis nesse grupo tão especial, dependem de políticas sociais protetoras e específicas que garantam a possibilidade da vida.

A naturalização da mortalidade por COVID-19 em idosos e pessoas com condições crônicas e a ausência de políticas de proteção social e cuidados pode  impactar tão profundamente esse grupo, a ponto de tais práticas se transformarem num verdadeiro genocídio. 

O 12º webinar FSP-USP  “Idosos e a pandemia do Covid 19 no Brasil: O que fazer para evitarmos um geronticídio?”, realizado no dia 29 de maio, contou como palestrantes Alexandre Kalache ILC Brasil e GT envelhecimento ABRASCO; professora Yeda Duarte, coordenadora do Estudo SABE (EEUSP e FSP-USP); Bibiana Graeff, da EACH-USP. Como mediadora, a professora Marilia Louvison, do Departamento de Políticas e Gestão de Saúde da FSP-USP.

O vídeo pode ser assistido na íntegra por este link: https://youtu.be/3eEU6p_Nnuw