A  |  A+ |  A-
Professor da FSP-USP debate proposições para a sustentabilidade urbana no pós-pandemia

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Fundamentos para a sustentabilidade urbana pós-pandemia: ODS agenda 2030 ONU” é o debate marcado para o dia 11 de junho, das 14h às 17h, com um elenco de palestrantes abordando situações e proposições que possam ser utilizadas por gestores públicos e demais representações da sociedade. Com a moderação e organização do professor Arlindo Philippi Junior, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, o encontro comemorativo do Dia Mundial do Meio Ambiente trará reflexões para o  enfrentamentos da vida urbana no pós-pandemia.

O debate terá transmissão via IPTV e os detalhes podem ser acessados por este link. Trata-se de mais um encontro dentro do ciclo UrbanSus – Sustentabilidade Urbana, promovido pelo Programa USP Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

A abertura traz o atual diretor do IEA-USP, professor Guilherme Ary Plonsky, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Também no painel de abertura, os professores Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências (IB) da USP e também organizador do evento; e Arlindo Philippi Junior, também pesquisador do IEA-USP; ambos serão moderadores.

A professora Maria da Penha Vasconcellos, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP, compõe a comissão organizadora, ao lado de Buckeridge e Arlindo Philippi Junior, além de Eduardo Nobre, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e Sérgio Gomes (OBORÉ). 

O encontro contará com as exposições dos seguintes integrantes do Programa USP Cidades Globais do IEA-USP:  Ivan Carlos Maglio; Gérsica Moraes Nogueira da Silva;Victor Kinjo; Fábio Bacchiegga; Carlos Andrés Hernandez Arriagada.

 

“Fundamentos para a sustentabilidade urbana pós-pandemia: ODS agenda 2030 ONU”

Abertura – 14h-14h15

Ary Plonsky(IEA/USP); Marcos Buckeridge(IB/IEA/USP); Arlindo Philippi Jr(FSP/IEA/USP)

 

Expositores – 14h15h-16h00

  1. Vida urbana pós-pandemia nos espaços públicos e áreas verdes no município de São Paulo. 

Ivan Carlos Maglio (Pesquisador USP Cidades Globais IEA) e Gérsica Moraes Nogueira da Silva (PósDoc USP Cidades Globais)

  1. Influências impactantes pós-pandemia sobre o passivo socioambiental: descortinando novas veredas.

Victor Kinjo (Pós-Doc USP Cidades Globais IEA)

  1. Políticas públicas, enfrentamento da COVID-19 e invisibilidade social.

Fábio Bacchiegga (Pesquisador USP Cidades Globais IEA)

  1. Metrópoles latino-americanas: instrumentos sustentáveis para o desenvolvimento territorial frente a intempéries. 

Carlos Andrés Hernandez Arriagada (Pós-Doc USP Cidades Globais IEA)

Moderação

Arlindo Philippi Jr (FSP/IEA/USP) & Marcos Buckeridge (IB/IEA/USP)

 

Realização

USP Cidades Globais IEA/ Departamento de Saúde Ambiental, Faculdade de Saúde Pública-FSP/ Instituto de Biociências-IB/ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-FAU.

Apoio

PPG Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (ProASaS); PPG Saúde Global e Sustentabilidade (SG&S); PPG Saúde Pública (SP); PPG Arquitetura e Urbanismo FAU-USP; OBORÉ / Projeto Repórter do Futuro.

Comissão organizadora

Marcos Buckeridge (IB/IEA); Arlindo Philippi Jr. (FSP/IEA); Eduardo Nobre (FAU); 

Maria da Penha Vasconcellos (FSP); Sérgio Gomes (OBORÉ)

 

Apoio:

Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP-USP