A  |  A+ |  A-
As intervenções possíveis no controle de pombos é o tema da palestra “Legislação e controle de pombos”
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

O hábito de alimentar pombos é controverso e de difícil fiscalização, segundo o biólogo Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, da Subgerência de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica (Susin) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São Paulo.

O especialista é o convidado para discutir o tema na palestra online “Legislação e controle de pombos”. Marcada para o dia 24 de junho, das 9h30 às 12h, acontece dentro do Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, promovido pelo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Municipal do Município de São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelo Canal da FSP-USP no YouTube, com a moderação do Dr. Paulo Roberto Urbinatti, biólogo do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, que promove o ciclo.

A demanda de manejo do pombo-comum (Columbia Livia) em ambiente urbano tem levado muitos municípios, como São Paulo, a instituir lei que prevê multa para quem alimenta e mantém abrigo para pombos. Isto porque a espécie é fonte de ácaros e infecções pulmonares e necessita de intervenções para o seu controle populacional.

Assim como outros animais exóticos, o pombo encontra proteção na legislação ambiental brasileira. Por outro lado, há nas esferas federal, estadual e municipal legislação e instruções normativas que possibilitam realizar intervenções para o manejo necessário ao controle dessas aves. 

As questões legislativas e técnicas do manejo dessa ave serão o foco da exposição do especialista convidado para o encontro, que será o primeiro a ser realizado totalmente em plataforma virtual, desde o início do isolamento social da pandemia do novo coronavírus.

 

Com 12 anos de história, Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública inaugura seu primeiro encontro não presencial

Em 2008, foi realizado o “I Ciclo de atualização em biologia e controle de animais sinantrópicos”, que passou a ser denominado “Ciclo de atualização em zoonoses e temas associados à saúde pública” a partir de 2014. Segundo o biólogo Dr. Paulo Roberto Urbinatti,  os encontros surgiram devido à necessidade de discutir e atualizar os temas relacionados às zoonoses de importância em saúde pública.

“As atualizações nessa área são cruciais à atuação profissional, o que levou um grupo de professores da área de Entomologia do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP a oferecer, junto a profissionais de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Municipal do Município de São Paulo, as reuniões mensais de atualização, aprimoramento e troca de experiências”, diz Urbinatti.

Antes do atual contexto da pandemia de COVID-19, os eventos eram realizados periodicamente no auditório João Yunes e contavam com transmissão em tempo real no canal oficial da FSP-USP do YouTube, via sistema IPTV-USP, com apoio da seção de informática.

Em geral, os encontros presenciais têm reunido em torno de 150 a 230 pessoas, além de aproximadamente 150 pessoas pelas plataformas digitais, entre profissionais técnicos do CCZ da Região Metropolitana, de municípios do interior, alunos das graduações, das pós-graduações, docentes, pesquisadores da Faculdade e outras instituições. 

Embora de caráter técnico-científico, os encontros são abertos a todos os interessados e contam com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEX) da FSP-USP, que concede certificados aos palestrantes e participantes. 

 

1º webinar do Ciclo de atualização em zoonoses e temas associados à saúde pública

Tema: “Legislação e controle de pombos” 

Data: 24 de junho de 2020

Horário: das 9h30 às 12h

Palestrante: Gladyston Carlos Vasconcelos Costa

Moderador: Dr. Paulo Roberto Urbinatti 

Transmissão ao vivo pelo Canal da FSP no YouTube