A  |  A+ |  A-
Webinar internacional no dia 28 de julho debate a promoção da saúde na trilha deixada pelo SARS-CoV-2

No painel internacional  “Las promociones de la salud que hacemos”, marcado para o dia 28 de julho, às 10h (horário de Brasília), especialistas da América Latina propõem uma reflexão sobre como promover saúde após o redemoinho causado pela pandemia de COVID-19. O encontro terá transmissão pela ferramenta Zoom, no link https://zoom.us/j/97668441381

Promovido pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP-USP, o debate contará com especialistas do México, Argentina, Porto Rico, Colômbia e Brasil, em busca de respostas para questões como: “Qual a participação das universidades em tudo isso?” “Como usar ferramentas de promoção da saúde atualmente?” “Como os países podem agir no rastro da longa trilha de pobreza, superstição, submissão e também da nova solidariedade deixada por essa experiência que irá marcar uma geração?” “O que teremos aprendido?” “Que novos caminhos estão se abrindo para uma promoção de saúde avançada, focada em perfis epidemiológicos diversos, no meio ambiente e nos determinantes sociais da saúde?”

Os painelistas recorrem a experiências de diferentes pessoas, grupos sociais, governos, instituições e autores da área da saúde, além das próprias experiências e reflexões sobre o que os especialistas estão fazendo nas universidades latino-americanas para encontrar respostas para essas questões. 

O vírus SARS-CoV-2 não apenas causou um caos em todo o planeta, como também será responsável por consequências que se estenderão por vários anos. Apenas uma minúscula entidade foi necessária para disseminar o medo, especialmente em uma população que se tornou incapaz de selecionar informações, classista,  narcisista e que valoriza apenas o consumível, o imediato e o supérfluo. Tudo isso em um contexto geopolítico preexistente de desigualdade, insegurança, guerra, migração, nacionalismo, autoritarismo, racismo, homicídios de gênero, deterioração dos serviços públicos, descrédito de todas as verdades religiosas, científicas ou outras, de injustiça social e violação dos direitos humanos.

Imagem na home: Alexandra_Koch por Pixabay 

 

Seminário Internacional “Las promociones de la salud que hacemos”

Data: 28 de julho

Horário: 10h (horário de Brasília) 

Palestrantes

María Del Consuelo Chapela – professora e pesquisadora da Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco, México. 

Adrián Alasino – professor titular da Escuela Superior de Medicina da Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina. 

Alejandro Cerda García – Universidad Autónoma Metropolitana – Xochimilco – México

Debatedor:

Hiram Arroyo Acevedo  – Catedrático do Programa de Educación en Salud, Porto Rico. Presidente da Asamblea General de la Red Iberoamericana de Universidades Promotoras de la Salud (RIUPS)

Mediação: 

Maria Constanza Granados – coordenadora do processo colaborativo de Promoción de la Salud Región de las Américas, Universidad Nacional de Colombia.

Marco Akerman – professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FSP-USP.

Transmissão pelo Zoom, no link https://zoom.us/j/97668441381