A  |  A+ |  A-
A promoção da saúde e seus processos colaborativos em rede é tema de seminário internacional

Entre os avanços do Movimento de Promoção da Saúde Global de 1986 até o presente, a experiência de trabalho colaborativo e networking nos níveis nacional, regional e global é proeminente. Seria incompreensível entender a Promoção da Saúde sem atribuir a ela seu valor como um movimento que promove processos colaborativos em todos os níveis sociais. A questão central da promoção da saúde como campo transdisciplinar e intersetorial leva ao papel articulador inerente ao conceito de redes. Neste seminário internacional promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, os debatedores falam a partir de seus países sobre os conceitos fundamentais para a promoção da saúde como campo de conhecimento e atuação prática.

Marcado para o dia 25 de agosto, às 10h, este seminário internacional “El trabajo colaborativo y en red en la Promoción de la Salud” será transmitido pela plataforma Zoom no link https://zoom.us/j/92532296762.   O encontro traz a participação de especialistas da Colômbia, Porto Rico, Costa Rica e Espanha abordando questões centrais da temática. “O que queremos dizer com o conceito e metodologia de rede?”; “Quais são os principais componentes que caracterizam a rede?”; “Qual é a importância do trabalho em rede no campo da Promoção da Saúde?”; “Como devemos definir e operacionalizar a rede na atual Promoção da Saúde?”; “Como você valoriza o trabalho em rede no Movimento das Universidades de Promoção da Saúde em nível nacional e ibero-americano?”; “Quais são as principais barreiras ao networking associado ao Movimento das Universidades de Promoção da Saúde?”; “Quais são as principais oportunidades de networking associadas ao Movimento das Universidades Promotoras da Saúde?” serão algumas questões norteadoras. 

As manifestações de networking são variadas. Coexistem redes de Promoção da Saúde de diversas naturezas, envolvendo organizações comunitárias e da sociedade civil; institucionais e governamentais; de ambientes e cidades saudáveis; de escolas e universidades. Os arranjos são diversificados e trazem o ideário do quadro operacional da Promoção da Saúde, evidenciando capacidades, lideranças e defesa pública em questões ligadas à saúde.

Imagem na home: Greg Mahlknecht , map by Openstreetmap contributors

 

Seminário internacional “El trabajo colaborativo y en red en la Promoción de la Salud”

Data: 25 agosto 

Horário: 10h (horário de Brasília)

Transmissão pelo Zoom: https://zoom.us/j/92532296762

Palestrantes

Hiram Arroyo Acevedo – Escuela Graduada de Salud Pública Recinto de Ciencias Médicas, Universidad de Puerto Rico

Carmen Gallardo Pino – Universidad Rey Juan Carlos, Espanha.

Convidadas  

Ana Mercedes Martínez Pérez España – Universidad Rey Juan Carlos, Espanha

Mayela Avendaño Salas – Universidad Nacional de Costa Rica.

Mediação:  

Maria Constanza Granados  – coordenadora do Proceso Colaborativo Promoción de la Salud Región de las Américas, Colômbia.