A  |  A+ |  A-
Obesidade, estigma e saúde pública são temas do 28º webinar FSP-USP

Dados do Global Burden of Disease Project mostram que entre os 195 países mais populosos do mundo, a prevalência de obesidade subiu de 7% para 12,5% entre 1980 e 2015, o que representa um acréscimo de quase 80% no total de obesos. Trata-se de uma epidemia global que vem chamando a atenção das autoridades de saúde no mundo. E tem um agravante: o estigma. O tema será tratado no 29º webinar FSP-USP “Obesidade e estigma: implicações na produção e difusão do conhecimento em saúde pública”.

Marcado para o dia 8 de setembro, às 14h, o encontro organizado pelo Nupens-USP traz a  diretora de Ciência e Educação da Federação Mundial da Obesidade, Olivia Barata Cavalcanti, que irá abordar os diversos aspectos do tema, incluindo a formação de estudantes da área da saúde acerca deste assunto.

A obesidade é uma enfermidade crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo que acarreta prejuízos à saúde do indivíduo e está fortemente associada ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis. 

O estigma, entendido como atos discriminatórios e ideologias direcionadas aos indivíduos devido ao seu peso, também tem sérias consequências psicossociais e impactos negativos no bem-estar geral das pessoas que vivem com obesidade e é muito comum entre profissionais da saúde.

Imagem na home: Tania Dimas por Pixabay 

 

Transmissão pelo Canal da FSP no YouTube

 

28º webinar FSP-USP “Obesidade e estigma: implicações na produção e difusão do conhecimento em saúde pública”

Data: 8 de setembro de 2020

Horário: 14 horas

Palestrante:

Olivia Barata Cavalcanti – World Obesity Federation

Mediação:

Maria Laura da Costa Louzada, professora do Departamento de Nutrição da FSP-USP