A  |  A+ |  A-
Seminário internacional mostra o caso da cidade de Medellín na promoção da saúde 

Desde 2010, a cidade de Medellín e o setor de saúde do Departamento de Antioquia, na Colômbia, assim como a academia, a sociedade civil, o Servicio Nacional de Aprendizaje (SENA) e as comunidades vêm participando de um processo colaborativo para transformar o modelo de atenção à saúde no país. Este encontro traz as experiências das entidades na Colômbia e o trabalho multidisciplinar realizado com foco nos determinantes sociais de saúde. 

Marcado para o dia 8 de setembro, às 10h, o debate mostra os modos de fazer e planejar a saúde a partir da perspectiva intersetorial e multidisciplinar. Os especialistas problematizam as trajetórias de vida nos diversos ambientes, os diversos vínculos do território e os processos de cuidar, tendo em vista as experiências dos diversos atores. 

Este seminário internacional é uma iniciativa do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) da FSP-USP, como parte do processo colaborativo em promoção da saúde na região das Américas.

Foto na home: Guía de Viajes Oficial de Medellín

 

Seminário internacional

“Procesos legislativos, institucionales, formación y prácticas comunitarias como aporte al fortalecimiento a los sistemas de salud y la incorporación del enfoque de promoción de la salud”

Data: 8 de setembro

Horário: 10h

Transmissão pelo Zoom: https://zoom.us/j/96434823079

Palestrante

Juan Eduardo Guerrero – medico, Asociacion Colombiana de Salud Publica; professor da Universidad de Antioquia.

Convidados 

Julian Vargas Jaramillo- Facultad Nacional de Salud Pública, Universidad de Antioquia; coordenador Técnico do Proyecto de Apoyo a la Gestión de la Secretaría de Salud de Antioquia

John Anderson Hincapie Sanchez – Corporación Universidad Remington. Médico Pediatra Social, puericultor, medicina integrativa; professor de ioga e mindfulness para crianças .

Nohora Luz Salazar – Médica, especialistsa em pedagogia e administração de serviços de saúde.

Natalia López – Universidad de  Antioquia; Subsecretaria de Saúde de Medellín

Mediação 

Maria Constanza Granados Mendoza – Universidad Nacional de Colombia; consultora em promoção da saúde; coordenadora do Proceso colaborativo Promoción de la Salud Región de las Américas