Pesquisador da FSP-USP analisa volume e necessidade de internações hospitalares que ocorrem no país

Foto: EBC/Agência Brasil

No artigo “Análise e comparação dos dados de internação do Sistema Único de Saúde (SUS), da Saúde Supletiva (SS) e países selecionados”, o pesquisador e ex-professor do Departamento de Política e Gestão  de Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Dr. Olímpio J Nogueira V Bittar compara o volume das internações hospitalares no Sistema Único de Saúde, no sistema Supletivo (hospitais particulares) e outros países, nos anos de 2018 e 2019. Utilizou-se de dados secundários de internações, leitos e população coberta, analisando-se a produção em números absolutos, médias, taxas e coeficientes. O artigo tem co-autoria de Lígia Mayumi Abe, pesquisadora da Faculdade de Biomedicina do Instituto de Biociências da UNESP, Câmpus de Botucatu e foi publicado na revista científica BEPA – Boletim Epidemiológico Paulista.

Hospitais são unidades complexas, complicadas, disruptivas, de alto risco e alto custo face aos programas e serviços desenvolvidos no sistema de saúde. Dentre as atividades realizadas em regime de internação clínica ou cirúrgica, representam custos elevados para o sistema e maiores riscos para os pacientes que permanecem expostos por maior tempo durante sua permanência como infecções, iatrogenia, eventos adversos, devendo ser evitadas ou ter seu tempo reduzido.

A evolução tecnológica e de gestão, observadas a partir da década de setenta do século passado, permitiu que tanto o diagnóstico como o tratamento de muitas doenças e a realização de muitos procedimentos possam ser efetivados fora do leito, no ambulatório, nos serviços complementares de diagnóstico e tratamento e mesmo no domicílio do paciente. Isto faz com que análises sobre o volume e necessidade de internação hospitalar sejam motivos de pesquisas operacionais, estimulando gestores de saúde a investir mais em formas alternativas de atendimento e estabelecer parâmetros tanto para internações como para dimensionamento de leitos locais e regionais, como propõe este artigo.

De 1983 a 2001 , – Dr. Bittar foi docente da FSP-USP e durante o período de outubro de 1993 até 2001 foi responsável, junto com a Profa Evelin Naked de Castro Sá pela disciplina HSP 705 “Conceitos básicos de relevância para administração de serviços de saúde”, a qual foi ministrada de 1996 a 2001. Atualmente faz parte do grupo de orientadores da referida faculdade, no Departamento de Prática de Saúde Pública. Desde janeiro de 2007 é Assessor na Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, sendo atualmente secretário adjunto de tal Secretareia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Administração de Serviços de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitais, administração de serviços de saúde e políticas de saúde.

• Veja aqui, o artigo na íntegra:

Fonte: Boletim BEPA, Lattes, via Secretaria de Pós-Graduação da FSP-USP