FSP-USP tem propostas aprovadas no edital PRG-USP “Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação na USP”

Imagem: Reprodução – site da PRG-USP/Mídias Online.

As professoras Cleide Lavieri Martins, do Departamento de Políticas, Gestão e Saúde, e Frida Marina Fischer, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, tiveram suas propostas aprovadas no resultado final do edital da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação na USP (CAEG). O edital visa a apoiar projetos que contemplem atividades e inovações e/ou modelos a partir de experiências inovadoras de ensino.

O projeto “Inovação e políticas sociais: integração de conhecimentos na formação interdisciplinar no território” tem a Profa. Cleide Lavieri Martins como coordenadora-adjunta e, como coordenadora, a Profa. Sonia Maria Portella Kruppa, da Faculdade de Educação (EE) da USP. Também participam no trabalho as professoras Cláudia Maria Bógus, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, e Zilda Pereira da Silva, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP. Além da FEUSP e FSP-USP, o projeto envolve também a Escola de Enfermagem (EEUSP).

Outra proposta aprovada, “A transdisciplinaridade integrando tecnologias, ciências do trabalho, fatores humanos e sustentabilidade”, tem a Profa. Frida Marina Fischer como coordenadora- adjunta e, como coordenador, o Prof. Eduardo Ferro dos Santos, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. Envolve também a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUSP), a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP),  a Faculdade de Medicina (FMUSP), Escola Politécnica (Poli-USP) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).

Outros contemplados tiveram a participação de docentes da FSP-USP. O projeto “Pedagogia Digital”, coordenado pelo professor José Dutra de Oliveira Neto, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP-USP), também conta om a participação da FSP-USP. “Fortalecimento da educação interprofissional na Universidade e na Rede de Atenção em Saúde do Sistema Único de Saúde” é o tema do projeto coordenado pela professora Valéria Marli Leonello, da EEUSP, e contou com a participação da professora Helena Watanabe e do professor Marco Akerman, ambos do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, e das professoras Nágila Raquel Teixeira Damasceno e Bárbara Hatzlhoffer Lourenço, do Departamento de Nutrição da FSP-USP.

O Prof. Oswaldo Yoshimi Tanaka, diretor da FSP-USP, e a Profa.  Tatiana Natasha Toporcov, presidente da Comissão de Graduação (CG) da FSP-USP, parabenizam os docentes contemplados. Segundo o Prof. Dr. Edmund Chada Baracat, pró-reitor de Graduação da USP, foram submetidas 49 propostas de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação na USP, sendo que destas, 45 foram aprovadas e assim distribuídas: Área de Inovação e Integração Docente no Ensino de Graduação (32), Formação de Professores para a Educação Básica no Cenário 2030 (05), Avaliação como Instrumento para Aperfeiçoar o Ensino de Graduação (04) e Política de Inclusão e o Ingresso na USP (03).

“Foi com grande satisfação que todas as Unidades foram contempladas. Houve grande integração intra e interunidades e também entre os diferentes campi da USP”, comenta o Prof. Baracat, que parabeniza todas as Unidades da USP participantes desse importante edital institucional voltado à inovação da Graduação na USP.

Veja aqui o Resultado final do Edital CAEG:

Fonte: PRG-USP.

Foto na home: mohamed hassan/PxHere