A  |  A+ |  A-
“Promoção da saúde: com quem? Para onde?” é mais um debate da série Promoção da Saúde nas Américas

Arte: Divulgação.

Promoção da Saúde nas Américas” é uma iniciativa que congrega uma equipe de especialistas em promoção da saúde de diferentes países das Américas, interessados ​​em recuperar informação, experiências, ferramentas de qualidade e colocá-los a serviço de processos colaborativos que resultem no fortalecimento da capacidade de promoção da saúde na Região e na otimização do recursos existentes. O Centro de Pesquisas e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP participa desta iniciativa , tendo como representante , o Prof. Marcos Akerman – Docente do Departamento de Políticas e Gestão de Saúde da FSP-USP.

As produções da “Promoção da Saúde nas Américas” acontecem através de fóruns de discussão (FOROS) e apresentação de experiências (PRESENTACIÓN DE EXPERIENCIAS) sobre vários temas correlatos à promoção da saúde nas Américas.

No próximo encontro, com o tema Promoção da saúde: como quem? Para onde?, os especialistas debatem o reconhecimento e a valorização da diversidade de formatos experiências, projetos, programas, ações e iniciativas de promoção da saúde que buscam potencializar processos de mudança vinculados à construção da autonomia dos sujeitos, à participação, à produção da saúde compartilhada e comprometida com a defesa da vida.

Ampliar a autonomia e o poder dos atores locais, de organizações comunitárias e das instâncias locais de gestão, conhecer profundamente as dinâmicas territoriais, estabelecer pactos e parcerias locais, fomentar a participação e as redes de ação intersetorial, incluindo novos atores na gestão, têm sido relevantes consignas inscritas em políticas e práticas comprometidas com o estabelecimento de uma rede de compromissos e corresponsabilidades que ativem novas formas de construir práticas coletivas promotoras de saúde.

A ideia de rede se potencializa e ganha destaque ao se perceber, cada vez mais, a necessidade de grupos e organizações se articularem a fim de ganhar visibilidade, produzir impactos na esfera pública e obter conquistas para a cidadania.

Apontamos, nessa direção, o reconhecimento da diversidade dos sujeitos sociais e a importância dos mecanismos de participação social, instituídos ou informais e, sobretudo, as contradições e tensões colocadas nos dias de hoje frente ao debate da necessidade de ampliação de políticas públicas e perda de garantia de direitos sociais historicamente conquistados.

Temas a serem debatidos:

  1. Promoção da saúde com quem? Como a promoção da saúde pode potencializar a produção de saúde compartilhada?
  2. Quais os desafios colocados à implementação de mecanismos compartilhados intersetoriais e de formação de redes em contextos de desigualdade?
  3. Promoção da saúde para onde? Podemos juntos criar formas de resistências?

Debatedores:

  • Rosilda Mendes – doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela University of New Mexico, Estados Unidos. É professora titular da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista, tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde. É coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis ​​(CEPEDOC-Cidades Saudáveis), Centro Colaborador da OMS / OPAS;
  • Marco Akerman – docente da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e diretor do CEPEDOC Cidades Saudáveis, Centro Colaborador da OMS / OPAS. Vice-presidente regional da IUHPE para a América Latina (2010-2016); Consultor Regional da OPAS para Saúde e Desenvolvimento Local (2006-2009). Ponto Focal das Américas para os Determinantes Sociais da Saúde (2008-2009). Representante das Américas na 9ª Conferência Global da OMS sobre Promoção da Saúde em Xangai (2016).

Mediadora:

  • Ma. Constanza Granados Mendoza – docente da Universidad Nacional de Colombia; consultora em promoção da saúde; coordenadora do Proceso colaborativo Promoción de la Salud Región de las Américas

Serviço:

Promoção da saúde: com quem? Para onde?

Data: 16 de fevereiro de 2021

Horário: 10h (horário de Brasília)

  • Conheça aqui, os palestrantes:

Transmissão: https://us02web.zoom.us/j/89938061988

Fonte: Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da FSP-USP.