Reunião da Comissão de Cultura e Extensão da FSP-USP pauta a retomada do curso de Especialização em Saúde Pública (CESP)

No dia oito de fevereiro de 2021, a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizou a sua primeira reunião do ano e a pauta prioritária foi o reinício do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP).

A reunião contou com a presença do diretor da FSP-USP, Prof. Oswaldo Yoshimi Tanaka, da Prof. Ana Estela Haddad da Faculdade de Odontologia (FOUSP) e o Prof. Paulo Capel, do Departamento de Política, Gestão e Saúde, pioneiro na criação do CESP em sua modalidade semipresencial, a qual já foi realizada em 2015 e 2017. Também estiveram presentes membros da CCEx da FSP-USP, bem como representantes dos departamentos da faculdade.

Segundo o Prof. Marco Akerman, presidente da CCEx, foi dado um passo importante para que esse tradicional curso da FSP-USP seja retomado com o apoio da Direção da FSP-USP e contando também com as expertises em Educação Aberta Digital da Profa. Ana Estela Haddad e do Prof. Paulo Capel, que darão apoio ao curso, conta Akerman.

O Prof. Leandro Giatti, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, lembrou que o curso tem como diferencial o fato de ser uma especialização gratuita, ou seja, sem o pagamento de mensalidades, ao contrário de diversos cursos de Especialização da USP, observa. “Com isto, o CESP promove inclusão social e amplia oportunidades para os mais diversos públicos. Sem contar que atrai estudantes de todo o Brasil e pode se constituir numa rede de colaboração necessária num período pandêmico”, disse Giatti.

Os representantes dos departamentos da faculdade também apoiaram a ideia de retomada do curso e levarão a pauta para as próximas reuniões dos respectivos departamentos a fim de obter a adesão dos docentes ao projeto do curso. Segundo Akerman, há um contexto mais favorável para a adesão dos docentes, pois os participantes foram unânimes em afirmar que no período pandêmico os colegas da FSP puderam se familiarizar muito mais com os ambientes digitais e estariam mais confortáveis com a modalidade de EAD, o que coloca um contexto mais favorável para a retomada do CESP.

O Prof. Akerman entende que o Projeto Político Pedagógico do curso deve ser revisto. “Buscaremos fortalecer os apoios administrativos e técnicos da TI e da Assistência Acadêmica e Serviço de Aprimoramento para um desenvolvimento efetivo do CESP”, disse.