A  |  A+ |  A-
Trabalho em rede, as estratégias e condições para a sustentabilidade na promoção da saúde é tema da série Seminários Internacionais

O próximo seminário internacional promovido pelo espaço Promoção da Saúde nas Américas em parceria com o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc) da FSP-USP acontece no dia 13 de abril, a partir das 10h (horário de Brasília). Os encontros reúnem de forma simultânea pesquisadores de diversos países da região das Américas.

Com transmissão pela plataforma Zoom no link https://us02web.zoom.us/j/85357711871o encontro traz como tema o Trabajo en Red: Estrategias y condiciones para lograr sostenibilidad desde la promoción de la salud. Os debates contam com a participação dos pesquisadores Anselmo Cancino, do Chile; Mónica Simons, do Brasil; Jorge Laureano Eugenio, do México; Rossy Prettel, do Perú; Bibiana García, da Argentina, além da mediação da professora Maria Constanza Granados, da Colômbia.

Neste debate serão discutidas formas de promover e fortalecer a construção da aprendizagem na promoção da saúde relacionada ao trabalho em rede, com relações horizontais de apoio, comunidades de aprendizagem, processos colaborativos e condições de sucesso para o alcance da sustentabilidade.

 

Sobre os encontros

O espaço visa a consolidar e potencializar aprendizagens oriundas de experiências em rede e processos colaborativos na promoção da saúde, analisar as limitações encontradas ao longo do caminho e propor alternativas que favoreçam a continuidade e a complementação no nível de conquistas, esforços e potencialidades e reflita sobre como a abordagem territorial permite projetar uma visão sinérgica das contribuições dos ambientes, redes e processos em prol da promoção da saúde.

Perguntas para reflexão:

O que é um processo colaborativo, o que são relações horizontais e o que é trabalho em rede na promoção da saúde?

Que aprendizagem favorece a construção de processos colaborativos e em rede na promoção da saúde?

Como as redes de trabalho colaborativo enriquecem a abordagem ambiental em prol da promoção da saúde e como buscamos elementos que favoreçam pontes de comunicação e visão articulada no trabalho a partir dos ambientes?

Como os espaços comuns dão origem a comunidades de aprendizagem para construir conhecimento a partir de diferentes realidades e perspectivas para promover a sustentabilidade das redes?

Quais as bases que dão origem à construção de redes de promoção da saúde?

Quais são os desafios e as lições aprendidas com os processos de rede e colaboração e como esses desafios podem ser enfrentados?

Como garantir que os processos geridos a partir dos cenários e ambientes do quotidiano em prol da promoção da saúde se complementem e contribuam para processos colaborativos e em rede orientados para a sustentabilidade?

Como as identidades dos diferentes ambientes que convergem no território se complementam para fortalecer a capacidade de promoção da saúde?

Como incluir a sociedade civil como ator no nível das redes nacionais e internacionais a partir do âmbito territorial para a construção de redes em prol da promoção da saúde?

Quem são os atores-chave na promoção da saúde e como promover a interação entre eles?

Quais são os elementos-chave ou princípios básicos essenciais para garantir que as redes e processos colaborativos sejam sustentáveis ​​ao longo do tempo e possam ser replicados? EQUIPE

Imagem na home:  Dimitris Christou por Pixabay 

 

 

Transmissão pela plataforma Zoom no link: https://us02web.zoom.us/j/85357711871

 

Trabajo en Red: Estrategias y condiciones para lograr sostenibilidad desde la promoción de la salud

Palestrantes:

Anselmo Cancino, Chile

Mónica Simons, Brasil

Jorge Laureano Eugenio, México

Rossy Prettel, Perú

Bibiana García, Argentina

Ma. Constanza Granados M. Colombia