Cátedra Josué de Castro debate em 1º colóquio a Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

A participação da sociedade civil na Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas será o tema abordado no primeiro Colóquio da Cátedra Josué de Castro. Marcada para o dia 15 de abril, a partir das 17h, a exposição conta com a participação de Sofia Monsalve, secretária-geral da organização FIAN International, e a moderação de Tereza Campello, professora visitante da FSP-USP e Titular da Cátedra em 2021. A convidada irá abordar as expectativas em torno da cúpula quanto ao objetivo de tornar saudáveis e sustentáveis os sistemas alimentares do planeta. Também irá debater como a sociedade civil compreende e avalia a organização da cúpula até o momento. O encontro será transmitido pelo canal da FSP-USP no YouTube, por este link.

Sobre a Cátedra Josué de Castro

Criada em 2021 e sediada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, a Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis tem o objetivo de ampliar o olhar sobre sistemas alimentares a partir das perspectivas do cidadão, da saúde e do meio ambiente. Busca construir sistemas alimentares e sustentáveis no Brasil por meio de quatro eixos de trabalho principais: disseminação, formação, pesquisa e incidência. É um espaço interdisciplinar de reflexão e produção de conhecimento sobre sistemas alimentares que integra suas dimensões econômica, social, cultural, jurídica, ambiental, política e de saúde e seu arcabouço legal, institucional e de governança, conforme informações do site da cátedra.

O médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista Josué de Castro inspira o nome e objetivos da cátedra, já que foi um pioneiro ao trazer à tona a questão da fome no país, tendo liderado um pensamento social brasileiro na questão alimentar de forma integrada e multidimensional, articulando-a com aspectos sociais, culturais, territoriais e da saúde coletiva. Sua extensa obra inclui: Geografia da fome, Geopolítica da fome, Sete palmos de terra e um caixão e Homens e caranguejos. Foi presidente do Conselho Executivo da FAO e embaixador brasileiro na ONU. Recebeu o Prêmio Internacional da Paz, pelo Conselho Mundial da Paz. Indicado ao Nobel da Paz nos anos de 1953, 1963, 1964 e 1965.

Com a coordenação acadêmica do professor Carlos Augusto Monteiro e a vice coordenação acadêmica da professora Patrícia Constante Jaime, ambos professores titulares do Departamento de Nutrição da FSP-USP,  a cátedra será presidida em 2021 pela ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, professora visitante da FSP-USP, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens-USP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo.

Link para transmissão no Youtube: https://youtu.be/ttcHvJl_6Ts

1º Colóquio da Cátedra Josué de Castro

“Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas – O que esperar? Um olhar sobre a participação da sociedade civil”

Data: 15 de abril de 2021