FSP USP participa de projeto internacional sobre o nexo entre água, energia e alimentos

A Universidade de São Paulo (USP) por meio da Faculdade de Saúde Pública (FSP) está participando de um Projeto Internacional que estuda a relação de interdependência entre água, energia e alimentos, chamada de NEXO, em três cidades: Guarulhos no Brasil, Sofia na Bulgária e Kampala em Uganda. Trata-se do Projeto ResNexus com a parceria de pesquisadores do Reino Unido e da Holanda. O projeto envolve três Universidades de atuação em âmbito mundial. São elas: SPRU, University of Sussex do Reino Unido, Wageningen University da Holanda e Universidade de São Paulo (USP) do Brasil.

Pela FSP/USP, estão participando do projeto o professor Leandro Luiz Giatti, docente do Departamento de Saúde Ambiental, as pós-doutorandas Ana Maria Barbieri Bedran Martins e Carolina Monteiro de Carvalho, o doutorando Alberto Urbinatti e a mestranda Simone Omori Honda, também contando com colaboração da Profa. Betzabeth Slater Villar, docente do Departamento de Nutrição.

Uma das ações realizadas pelo projeto, foi a realização pela equipe brasileira, de um WordCafé, no dia 20 de abril de 2017, para discutir a temática da alimentação na cidade de Guarulhos. O enfoque foi na comunidade periférica do novo recreio proporcionando diálogos entre diferentes grupos, na busca por uma inteligência coletiva. Entre os convidados estavam moradores da comunidade, agentes comunitários de saúde, gestores municipais, membros de organizações não-governamentais, professores da Universidade de São Paulo e pesquisadores do projeto.

No encontro foram discutidos temas como: perfil da alimentação na comunidade, dificuldades em se obter alimentos frescos e saudáveis, como melhorar o padrão alimentar da comunidade com base em alimentos frescos e saudáveis e quais colaborações seriam necessárias para se conseguir melhorar a alimentação na comunidade.

Outro desdobramento do Projeto ResNexus é o Projeto de PosDoc da pesquisadora Carolina Monteiro de Carvalho, sob supervisão do Prof. Leandro Giatti, da Faculdade de Saúde Pública da USP, financiado pela FAPESP, que aplica ferramenta inovadora para planejamento urbano sustentável: O Sistema de Informação Geográfica Participativo (SIGP), que consiste de sistemas de computador para o gerenciamento de dados espaciais com o propósito de fornecer suporte em planejamento e decisões. Tornam-se participativos quando incluem o conhecimento proporcionado pela sociedade, através de dinâmicas participativas presenciais e atividades de mapeamento comunitário, e plataformas de coleta de dados de percepção na internet. Este projeto desenvolve um SIGP em área periférica no município de Guarulhos, tratando de questões como acesso à água, alimentos, energia, transporte urbano e sustentabilidade.

O objetivo principal é integrar e envolver a comunidade no processo de tomada de decisão, fortalecer e divulgar o conhecimento local e assim fornecer subsídios para melhorias na governança socioambiental, além de tornar esta abordagem multinível, ou seja, proporcionar a interlocução entre a comunidade e gestores públicos do município ou de políticas públicas cujos focos transitam em diferentes escalas geográficas (como municipal e estadual).

O SIGP permite que uma ferramenta classicamente aplicada no domínio técnico e administrativo seja facilitadora e permeável para com o senso comum e as opiniões e anseios generalizados dos cidadãos, contribuindo para o empoderamento, inclusão de segmentos sociais marginalizados, melhores estruturas de governança contribuindo para o desenvolvimento sustentável urbano.

Este projeto conta ainda com uma parceria com a Universidade de Aalto, Finlândia, líder em SIGP há mais de 15 anos e desenvolvedora da plataforma participativa Maptionnaire, também utilizada neste projeto. Maptionnaire e uma plataforma participativa criada por pesquisadores de planejamento urbano da Universidade de Aalto, Finlandia, amplamente utilizada na Europa, e sendo testada pela primeira vez em Guarulhos através deste projeto, objetivando uma visão mais aprofundada dos recursos do nexo urbano e da governança.

Este projeto de pós-doutorado integra o projeto de pesquisa temático ResNexus – Resiliência e vulnerabilidade quanto ao nexo urbano de alimentos, água, energia e ambiente.

• Veja aqui, vídeo produzido pela equipe de pesquisadores envolvida no Projeto, contando um pouco da abordagem prática do mesmo.
  • Veja aqui, mais informações sobre o Projeto ResNexus:
  • Veja aqui, Blog da pesquisadora Carolina, sobre o projeto:

Mais informações e entrevistas para a imprensa com o Prof. Leandro Giatti, pelo e-mail : lgiatti@usp.br