Exposição fotográfica: Nexos sustentáveis: práticas e vulnerabilidades

“Coletivo de pesquisadores Projeto Resnexus”

Essa exposição fotográfica promove uma reflexão por meio de imagens que retratam práticas sociais de comunidades em contextos de vulnerabilidade. Práticas estas que dialogam com um nexo de escassez interdependente entre água, energia e alimentos. As alternativas cotidianas que se desenvolvem e se reproduzem em comunidades periféricas urbanas têm o potencial de se conectar com a fenomenologia de escassez global, por isso, cabe estudar de maneira aprofundada a forma como as pessoas encontram soluções para suas contingências, ao passo em que possibilitam sinergias para com o acesso e conservação de recursos, ou, por outro lado, exacerbam as contradições do mundo insustentável contemporâneo. A exposição traz uma narrativa visual a partir de estudos realizados nas cidades de Guarulhos (Brasil), Kampala (Uganda) e Sofia (Bulgária), realizados por pesquisadores/fotógrafos da Universidade de São Paulo, Universidade de Wageningen (Holanda) e Sussex (Reino Unido) – Projeto ResNexus (FAPESP, proc. n. 2015/50132-6). Essa montagem que ocorrerá na Faculdade de Saúde Pública da USP consiste de uma segunda versão de exposição realizada no mês de março/2018 na cidade de Sofia. Sua montagem prevê a instalação de 80-90 imagens em tamanho A4 no corredor de acesso ao saguão de entrada da faculdade, espaço já consultado quanto à viabilidade para o evento. A exposição integra as atividades do Departamento de Saúde Ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente 2018.

5 a 29 de junho de 2018 – Faculdade de Saúde Pública / USP

Organização: Departamento de Saúde Ambiental; Comissão de Cultura e Extensão; Mestrado Profissional Ambiente Saúde e Sustentabilidade; Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública; e Programa de Pós-Graduação Saúde Global e Sustentabilidade.

Comissão Organizadora: Leandro Giatti, Ana Maria Barbieri Bedran Martins, Alberto Matenhauer Urbinatti, Carolina Monteiro de Carvalho, Izabela Penha de Oliveira Santos, Juma Amanda Ferreira Santos, Pedro Garcia Abilleira de Castro, Simone Omori Honda

Curadoria: Sávio Stoco e Ricardo Agum.