Realização da oficina sobre introdução de alimentos

Aconteceu ontem, dia 27 de agosto, a oficina sobre alimentação complementar, conduzida pelas estagiárias Júlia Nagle e Larissa Ishigai. A atividade visava discutir, com base na prática, a alimentação de bebês de 6 a 12 meses. A partir de diferentes alimentos  e utensílios, cada participante preparava um prato de almoço a ser oferecido para essa faixa etária.

foto(1)

Foram discutidas a importância de se oferecer os diversos grupos de alimentos, a consistência ideal da refeição a ser oferecida e a evolução ao longo dos meses e o modo de preparo.

Os participantes trouxeram dúvidas sobre a possibilidade dos bebês engasgarem com uma alimentação mais consistente ou sólida, sendo explicado que o engasgo é raro e, inclusive, mais frequente quando a alimentação oferecida é mais pastosa.

Também foi discutido a importância de se ter um ambiente alimentar saudável para o bebê. Assim, reunir a família para comer e incluir o bebê já é uma forma de estimulá-lo a formar bons hábitos alimentares. A família deve se lembrar da importância de darem exemplos positivos no momento da refeição, ou seja, evitar alimentos que não desejam que façam parte da alimentação do bebê e evitar comer com a televisão ligada ou usando celulares e computadores.

foto

Quer saber mais sobre introdução de alimentos? Conheça os Dez Passos para uma Alimentação Saudável do Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos.