ACONTECEU!: Oficina Temática “Amamentação e Alimentação Complementar”

foto (1)No mês da Semana Mundial da Amamentação, o CRNutri desenvolveu uma Oficina Temática de 3 encontros para trabalhar um importante tema relacionado: Amamentação e Alimentação Complementar. Os encontros aconteceram nos dias 6, 13 e 27 de agosto. Em seu primeiro dia, a oficina foi desenvolvida como parte do cronograma do “I Encontro para promoção da Amamentação do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza”, e trabalhou as diferentes experiências trazidas por um público de mães, gestantes, enfermeiras, fonoaudiólogas, nutricionistas e estudantes da área da saúde como: a dificuldade de manter o aleitamento materno sob livre demanda após a volta ao trabalho, a pressão familiar para introdução de novos alimentos antes do 6º mês de vida, a importância e os mitos que cercam o aleitamento materno exclusivo, o conflito entre os profissionais da saúde sobre recomendações para gestantes e mães e a necessidade da união de forças para defesa do aleitamento e dos direitos da mulher durante a gestação, licença maternidade e volta ao trabalho.

foto(1)Após a abordagem da Amamentação, o segundo dia foi marcado pelos desafios da introdução da Alimentação Complementar. Nele, contamos com a presença de mães, fisioterapeutas, nutricionistas e estudantes da área para dividir experiências e desmitificar as opiniões populares que influenciam nas decisões de mães. Foram apresentados materiais em vídeo e cartilhas para as profissionais presentes a fim de auxiliá-las em suas condutas, além de uma dinâmica marcada pela exposição de diversas situações corriqueiras no âmbito da alimentação complementar com o objetivo de chegarmos juntos a melhor orientação para o público alvo.

No último encontro, no dia 27 de agosto, a Alimentação Complementar foi posta em prática: com diferentes alimentos e utensílios, cada participante desenvolveu um prato para uma faixa etária específica dos 6 aos 12 meses de vida. O objetivo foi discutir a importância de oferecer uma alimentação diversificada, trabalhando os diferentes grupos de alimentos, consistências e formas de apresentação. O público composto por nutricionistas, mães, gestantes, cuidadoras e estudantes de nutrição trouxe dúvidas relacionadas ao ambiente familiar mais propício para a alimentação saudável, aceitação das diferentes consistências dos alimentos, possibilidade de engasgos e alimentos não recomendáveis.

Os encontros enriqueceram as vivências de todos os participantes através do conteúdo apresentado e das experiências partilhadas. Apoiar ações de promoção da amamentação e alimentação complementar para crianças menores de dois anos é uma ótima forma de promover qualidade de vida. Mesmo com as dificuldades que possam surgir, é possível que ambas sejam mantidas, principalmente com o apoio dos familiares, amigos, equipes de saúde e no ambiente de trabalho. Lembre-se: A boa alimentação começa com a amamentação!