Lançado o Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Divulgação

O Ministério da Saúde (MS) lançou ontem, 29, o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. A publicação, produzida em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), contou com a colaboração de cerca de 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, técnicos do MS e da Organização Pan-americana da Saúde (Opas). Douglas Roque Andrade (EACH USP), coordenador do Projeto LCSO, é também um dos coordenadores técnicos do Guia de Atividade Física, ao lado de Paula Fabrício Sandreschi (MS) e Pedro Curi Hallal (UFPel).

Na publicação, constam recomendações para um estilo de vida mais ativo, com indicações e exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, no que se refere à quantidade e à intensidade dos exercícios. O Guia enfatiza que “a prática regular de atividade física contribui para a proteção e combate às doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes, cardiopatia e eventos de acidente vascular cerebral; além de estar relacionada a um menor índice de mortalidade por todas as causas”, e é dividido em oito capítulos.

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira está disponível em nosso site, assim como a versão com recomendações para gestores e profissionais de saúde, a edição com material suplementar, e ainda as versões em espanhol e em inglês.

Todas as versões podem ser encontradas em nossa Caixa de Ferramentas. O Guia de Atividade Física para a População Brasileira também pode ser ouvido na versão em audiobook.

Divulgação