A ligação entre os Programas de Alimentação Escolar (PAE) e a promoção da alimentação saudável e da saúde está sendo explorada em estudos realizados em diferentes países. A pandemia da Covid-19 revelou falhas e fragilidades nos sistemas alimentares contemporâneos, com muitas crianças em idade escolar a enfrentar insegurança alimentar e fome. Há um intenso debate entre os decisores políticos sobre se os programas governamentais de alimentação escolar devem ser universais ou direcionados. Países como o Brasil e a Índia, que têm dois dos programas gratuitos universais mais abrangentes, demonstraram os benefícios do PAE, incluindo a melhoria do estado nutricional, o apoio a sistemas alimentares mais sustentáveis, a frequência e o desempenho académico. As evidências mostram e apoiam ações que defendem que é hora de oferecer refeições escolares saudáveis e gratuitas para todos os alunos.

Leia o artigo.