NUPENS/USP é um órgão de integração da Universidade de São Paulo criado em 1990 com a finalidade de estimular e desenvolver pesquisas populacionais em nutrição e saúde. O grupo é integrado por professores e pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública, de outras unidades da Universidade e de outras instituições acadêmicas do país, além de mestrandos, doutorandos e estagiários bolsistas.

Dentre os objetivos do NUPENS estão o desenvolvimento de métodos diagnósticos aplicáveis e inquéritos populacionais em nutrição e saúde, a análise de tendências temporais de indicadores, o estudo da causalidade de processos saúde-doença, a formulação de intervenções e a avaliação da efetividade de serviços e programas.

Os interesses de pesquisa do NUPENS permanecem os mesmo que nortearam sua proposta de criação em 1990. Em essência:

1. Desenvolver alternativas metodológicas que orientem e facilitem a realização de pesquisas populacionais em nutrição e saúde, bem como a implementação de sistemas para identificação de tendências temporais.

2. Elaborar e testar modelos analíticos referentes à epidemiologia de problema nutricionais e de saúde, aplicando-os em particular ao estudo das relações de interdependência entre nutrição e saúde.

3. Formular intervenções e propostas de avaliação de efetividade que se ajustem à epidemiologia dos problemas estudados e à realidade da organização dos programas e serviços.