Este estudo investiga e compara a distribuição de estabelecimentos de venda de alimentos no entorno de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade de São Paulo. Lanchonetes e vendedores ambulantes são os tipos de estabelecimentos mais presentes nos entornos das escolas. Algumas categorias de lojas de alimentos estão concentradas (como lojas de doces em torno de escolas municipais e particulares, minimercados em torno de escolas municipais e lanchonetes em torno de escolas particulares), e outras (como super e hipermercados e hortifrútis) estão dispersas em torno de escolas públicas. O ambiente alimentar ao redor das escolas difere de acordo com a instância que as administra, e as particulares têm mais lojas de alimentos nos arredores. O ambiente alimentar de baixa qualidade ao redor das escolas expõe os alunos a fatores de risco para o consumo excessivo de alimentos não saudáveis.

Leia o artigo.