Não há dúvidas acerca do papel da indústria de alimentos e bebidas ultraprocessados na epidemia mundial de obesidade e doenças crônicas associadas à má-alimentação. Ações governamentais para regular as práticas desse setor industrial têm sido amplamente recomendadas para conter o avanço dessa pandemia. Contudo, a indústria de alimentos e bebidas ultraprocessados frequentemente atua para impedir regulações que impactem negativamente seus lucros.

Neste artigo de revisão, apresentam-se a definição de atividade política corporativa, os métodos recomendados para identificar as estratégias e práticas empregadas pela indústria de alimentos e bebidas ultraprocessados, bem como o modelo proposto por pesquisadores da rede INFORMAS (International Network for Food and Obesity/NCD Research, Monitoring and Action Support) que é atualmente utilizado para classificar essas estratégias e práticas.

As autoras destacam a necessidade de se conduzir estudos que busquem determinar em que medida a interferência da indústria de alimentos e bebidas ultraprocessados de fato influencia o processo decisório e quais condições se associam ao seu sucesso.

Leia o artigo.