Cinco dos pesquisadores do Nupens entraram na lista de cientistas mais influentes do mundo, publicada pela editora Elsevier: Carlos Monteiro, Patrícia Jaime, Renata Levy, Maria Laura Louzada e Eurídice Steele.

A lista é elaborada anualmente pela Universidade de Stanford, nos EUA, a partir de dados da base Scopus. Pesquisadores da instituição americana criaram, em 2016, um escore para ranquear os cientistas por meio da análise de citações em artigos científicos. O índice é calculado com base em seis parâmetros, entre eles o número total de citações recebidas em 2021 (excluindo autocitações) e o índice H (que quantifica a produtividade e o impacto do cientista).

Coordenador do Nupens, Carlos Monteiro foi reconhecido na categoria medicina clínica. A vice-coordenadora do Núcleo, Patrícia Jaime, foi destaque na categoria Saúde Pública e Serviços de Saúde, assim como a pesquisadora Renata Levy. Maria Laura Louzada e Eurídice Steele entraram na categoria de pesquisa biomédica.

Essa não é a primeira vez que pesquisadores do Nupens são considerados em listas de cientistas mais influentes do mundo. Nos últimos anos, membros do Núcleo entraram nas listas da Clarivate e da PLoS.

Veja o perfil dos pesquisadores ranqueados pela Elsevier:

Carlos Monteiro

A formação acadêmica do professor Monteiro inclui graduação em Medicina, Residência e Mestrado em Medicina Preventiva, Doutorado em Saúde Pública, todos cursados na USP, e pós-doutorado no Instituto de Nutrição Humana da Columbia University. Sua carreira de pesquisador e orientador (já formou 12 mestres e 25 doutores) foi feita no Depto. de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), onde é Professor Titular desde 1989. Entre 1990 e 1992, trabalhou na Unidade de Nutrição da OMS em Genebra e foi professor visitante das universidades de Bonn e de Genebra. Desenvolveu o sistema NOVA de classificação de alimentos, que se tornou referência mundial para a análise do efeito do processamento de alimentos na qualidade da dieta e na saúde humana e dezenas de estudos populacionais que demonstraram a associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e doenças crônicas não transmissíveis.

Patrícia Jaime

Nutricionista.  Vice-diretora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Professora titular do Departamento de Nutrição da FSP/USP. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela USP. Pós-doutorado no Nupens/USP e na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Atua nos seguintes temas: programas e políticas de alimentação e nutrição, ambiente alimentar, promoção da alimentação saudável e nutrição na atenção primária em saúde.

Renata Levy

Pesquisadora científica VI do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP (2002) e Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP (2007). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo de alimentos, inquéritos dietéticos, hábitos alimentares, alimentação complementar e escolar. É orientadora do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação de Medicina Preventiva.

Maria Laura Louzada

Doutora em Nutrição e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente, é professora doutora no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. Atua como orientadora do PPG de Nutrição e Saúde Pública, também da USP, e é editora associada da Revista de Saúde Pública. Tem grande interesse no estudo dos efeitos das transnacionais e do ultraprocessamento de alimentos nas condições de vida e saúde das populações e defendo uma epidemiologia crítica, profundamente comprometida com a responsabilidade social.

Eurídice Steele

Possui graduação em Biologia – Universidad Autónoma de Madrid (1999), mestrado em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (2003) e doutorado no Programa de Nutrição em Saude Pública pela Faculdade de Saúde Pública, USP (2017). Atualmente, faz pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com foco no estudo da associação entre consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional da dieta e desfechos de saúde.