Profissionais da saúde de mais de 60 cidades em todas as regiões do Brasil terão acesso a um curso de qualificação sobre os Protocolos de uso do Guia Alimentar na orientação alimentar. A formação é parte do projeto QualiGuia, iniciativa da Beneficência Portuguesa de São Paulo com apoio técnico-científico do Nupens que ocorre a partir do segundo semestre de 2022.

O QualiGuia foi desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que une seis hospitais de referência no Brasil para fomentar ações de aprimoramento do SUS. A ideia do projeto é fazer com que mais profissionais da saúde conheçam os Protocolos do Guia, tornando-se aptos a orientar usuários do SUS a manter uma alimentação adequada e saudável, seguindo os preceitos do Guia.

No projeto, o Nupens é responsável por apoiar o desenvolvimento e validação do curso de qualificação profissional à distância, assim como de um guia de apoio a gestores municipais na formação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre os protocolos e gerar evidências científicas sobre a efetividade de uma estratégia de implementação dos protocolos.

Além disso, o Núcleo participará do apoio aos 64 municípios brasileiros contemplados pelo QualiGuia no planejamento de ações de qualificação da atenção nutricional e de implementação desses documentos.

“Trata-se de um projeto de extrema importância, e que tem grande sintonia com a função dos protocolos”, diz Patrícia Jaime, vice-coordenadora do Nupens. “Desde que criamos a coleção de protocolos, a ideia era fazer com que os preceitos do Guia Alimentar fossem mais facilmente aplicados na rotina dos profissionais da APS. O QualiGuia dá sequência a esta iniciativa e faz com que ela chegue a todas as regiões do Brasil.”

 

Protocolos de uso do Guia Alimentar

A coleção surge para criar uma ponte entre os preceitos do Guia Alimentar e a orientação alimentar no ambiente clínico. Se o Guia tem um caráter mais educativo e voltado para a promoção da alimentação adequada e saudável da população brasileira, os protocolos auxiliam os profissionais de saúde a aplicar a filosofia do Guia em consultas individuais. Desta forma, cada um dos fascículos é voltado para um ciclo de vida (crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos).

As edições estão disponíveis em PDF, com acesso livre. Saiba mais sobre os protocolos.