Criada em 2021 e sediada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), a Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis é um espaço interdisciplinar de reflexão e produção de conhecimento sobre sistemas alimentares.

Na busca por ampliar o olhar sobre o assunto a partir das perspectivas do cidadão, da saúde e do meio ambiente, a Cátedra realizou um seminário entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2021. O encontro foi o início de um processo de reflexão tendo como referência a obra “Geografia da Fome”, que completava, naquele momento, seus 75 anos de existência.

O documento que você lê agora teve sua primeira versão elaborada para apoiar e subsidiar as discussões durante o processo de preparação e realização do seminário. Os textos foram desenvolvidos a partir de contribuições dos membros do grupo da Cátedra Josué de Castro e de outros pesquisadores convidados.

Seu conteúdo resgata conceitos-chave da obra de Josué de Castro sobre a fome e detalha as dimensões selecionadas como pontos de partida para a compreensão desse fenômeno e de sua determinação no Brasil nos dias de hoje. As dimensões foram organizadas para facilitar a compreensão de dados complexos e análises históricas, e dialogam com as mesas concebidas para o seminário.

O documento ainda apresenta os principais indicadores sobre desnutrição, insegurança alimentar, produção de alimentos, impactos no meio ambiente e seus determinantes, que explicam as mudanças que aconteceram no Brasil desde 1946 até os dias de hoje. Traz também uma visão geral sobre as principais políticas que, historicamente, vêm combatendo a fome.

Nesta versão atual e consolidada, o documento inclui outras contribuições que vieram a partir das discussões do seminário e de comentários ou sugestões enviados diretamente à Cátedra Josué de Castro. É um esforço coletivo para que o fenômeno da fome possa ser compreendido a partir de um olhar interdisciplinar e transversal.

Leia o livro.