O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) abre duas vagas para bolsistas: um de iniciação científica e outro de doutorado direto. As pessoas selecionadas serão vinculadas ao projeto de pesquisa “Ambientes alimentares saudáveis e obesidade na infância e adolescência: compreendendo e superando os desafios para implementação das políticas públicas mais eficazes” — uma parceria com a Global Alliance for Chronic Diseases (GACD), com financiamento da Fapesp. A coordenação geral é da professora Patricia Constante Jaime, coordenadora do Nupens e docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

O objetivo geral do projeto é realizar um estudo multicomponente para aumentar a eficácia, a aceitação e a escalabilidade de intervenções baseadas em evidências (incluindo o PROTEJA) para a promoção de ambientes alimentares mais saudáveis para a prevenção de fatores de risco associados à obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis em crianças e adolescentes.

Saiba mais sobre as vagas:

 

Vaga de iniciação científica na área de ambiente alimentar e políticas públicas

 

Atividades do bolsista

– Caracterizar os municípios do estado de São Paulo que aderiram ao programa PROTEJA de acordo com características sociodemográficas, econômicas e indicadores de desenvolvimento.
– Contribuir em uma revisão narrativa da literatura para identificar intervenções baseadas em evidências, estudos de caso e outras referências sobre a implementação de políticas de ambiente alimentar sinérgico para a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à dieta em crianças e adolescentes.
– Caracterizar o ambiente alimentar do consumidor dos pequenos municípios que aderiram ao PROTEJA no estado de São Paulo.
– Desenvolver ferramentas de capacitação de acordo com o guia Healthy Food Trade, o contexto local e as contribuições dos atores locais em cada um dos municípios.

 

Perfil do candidato

– A pessoa candidata deve cursar graduação em instituição de ensino superior pública ou privada no estado de São Paulo e ter concluído número suficiente de disciplinas relevantes para o projeto.
– Deve ter bom desempenho acadêmico evidenciado pelo histórico escolar.
– Deve estar em dia com os compromissos com a FAPESP (entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas).
– Deve estar ciente das normas, formulários e procedimentos quando da apresentação da solicitação de Bolsa, disponíveis em https://fapesp.br/bolsas/ic e www.fapesp.br/sage.
– Sendo o candidato estrangeiro, é de sua responsabilidade, para o desenvolvimento das atividades, verificar e obter a documentação necessária para a permanência no Brasil junto ao Consulado Brasileiro mais próximo de sua residência.
– Informar se está pleiteando ou recebendo auxílio ou bolsa de outras fontes para a mesma finalidade da proposta de pesquisa apresentada.
– Ter interesse em estudos e pesquisas de ambiente alimentar, obesidade, políticas públicas de alimentação e nutrição.
– Leitura e escrita em inglês intermediário (requisito desejável, não obrigatório).

 

Sobre a vaga

– Carga horária: 15 horas semanais
– Duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação para mais 12 meses se houver interesse de ambas as partes
– Local de trabalho: Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo
– Remuneração e benefícios: R$ 800,10 + 10% de reserva técnica do valor anual da bolsa + licença maternidade/paternidade, conforme regras da FAPESP
– Data de início: 1º de agosto de 2023

 

Inscrições

O(a) candidato(a) deverá enviar uma cópia do currículo lattes para o e-mail cborges@unicamp.br com o título “IC – Projeto Ambiente Alimentar e Políticas Públicas” até 20/6/2023. Dúvidas sobre a vaga podem ser enviadas a Camila Borges (cborges@unicamp.br) com o título “Dúvidas IC – Projeto Ambiente Alimentar e Políticas Públicas)”.

 

Vaga de doutorado direto na área de ambiente alimentar e políticas públicas

 

Atividades do bolsista

– Construir e implementar planos de intervenções para o ambiente alimentar de varejo que promovam o consumo de alimentos saudáveis, por meio de um processo de cocriação, ilustrando possíveis desafios, vantagens e resultados.
– Identificar as oportunidades e desafios no nível sistêmico, organizacional e individual que possam apoiar ou dificultar a implementação e aceitação das iniciativas para o ambiente alimentar de varejo.
– Desenvolver e implementar planos de intervenções específicas e promover sessões de treinamento com trabalhadores do varejo alimentar que se engajaram no processo.
– Testar um plano de implementação para enfrentar barreiras, alavancar pontos fortes e codificar importantes processos de suporte, como treinamento, supervisão e monitoramento, que facilitarão o sucesso da intervenção no ambiente alimentar.
– Contribuir para o desenvolvimento de produtos científicos, divulgação, participação em congresso e eventos de disseminação científica.

A intervenção a ser planejada será baseada no guia “Comércio de alimentos saudáveis: um guia de ações para gestores e comerciantes varejistas promoverem um ambiente alimentar saudável na comunidade”, publicado por Scaciota et al (2020) e disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/484/435/1685-1.

 

Perfil do candidato

– A pessoa candidata deve atender aos critérios de seleção do Programa de Pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública, disponíveis em: https://www.fsp.usp.br/pos/programas/nutricao-em-saude-publica/ e ser aprovada na etapa inicial de seleção organizada pelo programa.
– Deve ter bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar.
– Deve estar em dia com os compromissos com a FAPESP (entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas).
– Deve estar ciente das normas, formulários e procedimentos quando da apresentação da solicitação de Bolsa, disponíveis em https://fapesp.br/bolsas/ e www.fapesp.br/sage.
– Sendo estrangeira, é de sua responsabilidade, para o desenvolvimento das atividades, verificar e obter a documentação necessária para a permanência no Brasil junto ao Consulado Brasileiro mais próximo de sua residência.
– Informar se está pleiteando ou recebendo auxílio ou bolsa de outras fontes para a mesma finalidade da proposta de pesquisa apresentada.
– Ter interesse em estudos e pesquisas de ambiente alimentar, obesidade, políticas públicas de alimentação e nutrição.
– Ter habilidades de engajamento com diferentes atores da academia e do governo
– Desejável ter disponibilidade e vontade de viajar
– Desejável ter habilidades de gerenciamento de projetos
– Desejável ter habilidade de leitura e escrita em inglês intermediário.

 

Sobre a vaga

– Carga horária: dedicação exclusiva ao curso e à pesquisa
– Duração da bolsa: até 60 meses. O desempenho do bolsista é avaliado anualmente e a continuidade da concessão depende sempre da análise dos Relatórios Científicos anualmente apresentados.
– Local de trabalho: Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo
– Remuneração inicial e benefícios: R$ 3.462,60 + 20% de reserva técnica do valor anual da bolsa + licença maternidade/paternidade, conforme regras da FAPESP: https://fapesp.br/bolsas/dd
– Data de início: na matrícula de ingresso no doutorado

 

Inscrições

O(a) candidato(a) deverá enviar uma cópia do currículo lattes e uma carta de apresentação de uma página para o e-mail cborges@unicamp.br com o título “DD– Projeto Ambiente Alimentar e Políticas Públicas” até 20/6/2023. Dúvidas sobre a vaga podem ser enviadas a Camila Borges (cborges@unicamp.br) com o título “Dúvidas DD– Projeto Ambiente Alimentar e Políticas Públicas)”.