O Nupens e a Cátedra Josué de Castro lançaram, nesta quinta-feira (24), o documento “Diálogo sobre ultraprocessados: soluções para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis”. A publicação reúne e sintetiza mais de 180 evidências científicas sobre o impacto de ultraprocessados na saúde humana e planetária e sobre as possíveis soluções para transformar os atuais sistemas alimentares globais.

O conteúdo teve a colaboração de mais de 80 cientistas e especialistas da área de alimentação, que, durante um evento também produzido por ambas as organizações, trouxeram à tona e discutiram diversas pesquisas científicas publicadas sobre o tema. A ideia é a de que o conjunto de informações ofereça a ativistas, governos, organismos multilaterais e à própria comunidade científica estratégias para subsidiar ações.

Confira o documento na íntegra, nas versões em português e em inglês.

Objetos de estudos tanto do Nupens quanto da Cátedra Josué de Castro, os sistemas alimentares estão no foco das discussões internacionais, sendo tema da Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas, que ocorre em setembro, e de outros eventos.

O lançamento da publicação incluiu um webinar organizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Transmitido pelo canal da instituição no YouTube, o evento contou com a presença de Carlos Monteiro (coordenador do Nupens), Tereza Campello e Ana Paula Bortoletto (professora titular e pesquisadora assistente da Cátedra, respectivamente), além da mediação da jornalista Maria Carolina Trevisan, do UOL.

Em suas falas, os participantes comentaram o processo de criação do documento, elucidaram algumas das evidências científicas e responderam a dúvidas do público. Veja o webinar na íntegra: