Em maio, o Nupens/USP realiza o último de uma série de três eventos em parceria com a Universidade de Waterloo, no Canadá. Desta vez, a discussão parte de dois estudos epidemiológicos virtuais: o NutriNet Brasil e o International Food Policy Study. Por seu potencial de alcance e conveniência para os participantes, além da relação custo-benefício e da possibilidade de coletar dados em tempo real, estudos como esses são ferramentas importantes para embasar políticas de alimentação e nutrição. Por outro lado, há questões a se considerar no método: exemplos são o viés de amostragem e de não resposta ou a restrição de acesso a certas populações. Esses e outros desafios serão abordados por David Hammond e Euridice Martinez Steele.
As falas serão feitas em inglês e podem ser acompanhadas virtualmente ou de maneira presencial, na Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo. O evento é aberto ao público, com transmissão pelo canal da Faculdade de Saúde Pública no YouTube e espaço para perguntas da audiência.
Saiba mais sobre os palestrantes:
17 de maio – 15h às 16h30
David Hammond PhD
Professor e University Research Chair na Escola de Saúde Pública da Universidade de Waterloo (Canadá)
A pesquisa de Hammond se concentra em políticas de alimentos e nutrição, incluindo as áreas de rotulagem nutricional, marketing de alimentos e educação pública. O acadêmico trabalha em estreita colaboração com governos em todo o mundo e atuou como consultor da Organização Mundial da Saúde, além de ser testemunha especialista em casos judiciais, principalmente em defesa de governos em relação a regulamentações de saúde desafiadas legalmente pelas indústrias de tabaco, alimentos e cannabis.
Euridice Steele Martinez PhD
Pesquisadora no Nupens/USP
O trabalho de Martinez é voltado à associação entre consumo de alimentos ultraprocessados, qualidade da dieta e desfechos de saúde usando métodos epidemiológicos orientados por dados. Ela conduz pesquisas sobre o consumo de alimentos ultraprocessados e sua associação com fatores sociodemográficos, qualidade da dieta (em termos de perfil nutricional e presença de xenobióticos) e desfechos de saúde (como síndrome metabólica ou obesidade), entre crianças, adolescentes e adultos nos Estados Unidos e em outros países, como Brasil, Espanha, Reino Unido e Austrália.