A  |  A+ |  A-
Inscrições para as eleições de Representantes Discentes vão até o dia 17 de outubro

As inscrições para a Representação Discente (RD) da FSP-USP estão abertas até dia 17 de outubro! As eleições acontecem no dia 27 de outubro, de modo online.

A inscrição está disponível para estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados.

O que é a RD? Representação Discente (RD) é uma conquista do movimento estudantil para os estudantes participarem ativamente das decisões na gestão da Universidade de São Paulo, no âmbito da Faculdade de Saúde Pública. 

O que são os colegiados? São órgãos de representação para todos os setores envolvidos na Faculdade. Em conjunto, representantes analisam, discutem e tomam diversas decisões, como vagas afirmativas de ingresso na pós-graduação, construção do projeto político-pedagógico de graduação, demandas estudantis e etc… Na FSP-USP, participam dos órgãos colegiados representantes dos três setores da faculdade: estudantes, docentes e funcionários. 

Durante o mandato de um ano, os RDs se comprometem a participar das reuniões mensais do colegiado escolhido e a apresentar o parecer do conjunto de estudantes da FSP-USP sobre as temáticas debatidas. Para isso, cabe à Representação Discente manter constante comunicação com o corpo discente da instituição, ouvindo e debatendo acerca de todas as opiniões sobre Ensino, Pesquisa e Extensão. Além disso, é fundamental sempre divulgar as decisões tomadas no colegiado para seus pares. 

Por que se candidatar? Ninguém conhece tão bem a realidade estudantil como os próprios estudantes. Por isso, a candidatura à RD é tão importante, pois abre uma porta de diálogo com docentes e demais instituições universitárias responsáveis pelo direcionamento dos interesses acadêmicos dos alunos da FSP-USP.

Além disso, serve para eliminar horas complementares e pontuação na análise curricular em concursos para Residência. 

Acesse o boletim informativo que descreve com mais detalhes as atribuições de cada colegiado da FSP-USP, o número de vagas disponíveis para a RDs e a descrição de algumas atividades da RD em 2022:

Boletim informativo:

https://drive.google.com/file/d/1JxqLNasf7qWaD_9GtkMyx7EdOeO8YNw2/view?usp=sharing 

Entre pelo link abaixo no grupo de WhatsApp caso tenha interesse em se candidatar. Por meio dele os alunos poderão conversar e tirar dúvidas: https://chat.whatsapp.com/HisNvLQP8v2KgZ4SWdxfFe 

É importante que os alunos ocupem todas as vagas disponíveis para RD’s! A participação ativa do corpo estudantil é fundamental para viabilizar mudanças e melhorias nos cursos e na FSP-USP como um todo!