A  |  A+ |  A-
Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) tem duas novas exposições a partir de 11 de março

Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) inaugura duas exposições a partir de sábado, 11 de março, às 11h00 com visitação gratuita.

Volta ao avesso do avesso – Espanha na Bienal de São Paulo

O MAC recebe a exposição Volta ao avesso do avesso – Espanha na Bienal de São Paulo, com 40 obras de artistas espanhóis como Rafael Canogar, Jorge de Oteiza, Antoni Tàpies, Modesto Cuixart, Joan Ponç, Miguel Berrocal, José Luis Verdes, Fernando Odriozola e César Olmos, entre outros. Organizada e realizada em 2022 pelo Centro Niemeyer (Avilés, Espanha), a exposição reflete sobre a imagem da arte espanhola através de sua participação na segunda Bienal mais importante do mundo, a Bienal de São Paulo, reunindo obras premiadas nas primeiras edições da mostra brasileira e que integram o acervo do MAC USP, e obras de artistas que participaram das bienais e voltaram para a Espanha. A curadoria de Genoveva Tusell procura mostrar como a arte e o poder institucional se relacionam entre si e como, através deles, é possível contar a história recente de um país como a Espanha.

Sergei Tchoban: tempo espelhado 

O museu também apresenta entre 11 de março e 4 de junho, a exposição Sergei Tchoban: tempo espelhado, com 27 desenhos – alguns inéditos – e fotografias de edifícios projetados pelo artista e arquiteto alemão. Com curadoria da historiadora da arte Tereza de Arruda, a mostra percorre os últimos treze anos de produção nas diversas temáticas e atuações relevantes da obra de Sergei Tchoban, para quem “tudo o que um arquiteto faz é apenas um reflexo do tempo em que vivemos”. Os desenhos são muitas vezes ponto de partida para seu trabalho como arquiteto e também para sua atuação como cenógrafo de teatro e designer de exposições. O trabalho de Tchoban explora a forma como a arquitetura relata o passado, o presente e o futuro das cidades culturalmente diversificadas e demarcadas por um legado histórico-social. Vídeos e entrevistas do artista complementam a exposição.

 

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera – 11 2648.0254

Horários: Terça a domingo das 10 às 21 horas