
“Tandem e seu vínculo perpétuo”, de Antonio Batista de Freitas Neto, foi a vendedora. Imagem: Divulgação/Arquivo Pessoal.
A foto “Tandem e seu vínculo perpétuo – Dentre os momentos da aurora da vida que estabelecem uma ligação eterna, nutrir em tandem estabelece um dos mais lindos vínculos que existem. Éramos três, mas ali, nos tornamos um só”, de Antonio Batista de Freitas Neto, foi a grande escolhida desta edição do Concurso de Imagens do Agosto Dourado da FSP-USP promovido pela comissão organizadora.
O registro mostra a amamentação em tandem, quando a mesma pessoa amamenta duas crianças de idades diferentes. Um gesto de entrega, cuidado e conexão que traduz a força do aleitamento e dos vínculos construídos na primeira infância. Na foto estão ele (recém-nascido) com o irmão de 1 ano e 4 meses, sendo amamentados pela mãe, Maria da Conceição.
Nesta edição não houve inscrições na categoria “imagens-denúncia”, dedicada a situações que ferem a NBCAL –Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância– que normatiza o comércio e a rotulagem de alimentos e produtos como bicos, chupetas e mamadeiras.
A norma tem o objetivo de proteger e promover a amamentação, além de regular a promoção comercial desses produtos para evitar que práticas de marketing influenciem negativamente famílias e profissionais de saúde.

“De cabeça para baixo, mas nutrindo”, de Caroline Figueira Pereira, conquistou o 2º lugar. Imagem: Divulgação/Arquivo Pessoal.
A falta de fotografias nessa categoria levou os idealizadores da campanha a refletir se de fato estamos o suficiente vigilantes e se conhecemos a NBCAL.
A Comissão do Agosto Dourado da FSP-USP agradece ao Centro de Memória da FSP-USP @centrodememoriafap e à LANMIL @lanmil.usp pela participação na organização e divulgação do concurso
As fotos foram divulgadas nas redes sociais de 11 a 13 de agosto, com uma rodada de duas fotos por dia.
Amamentação em tandem
Esse termo se refere ao ato de amamentar dois filhos de idades diferentes ao mesmo tempo – por exemplo, quando a mãe segue oferecendo o peito ao filho mais velho durante a gestação e após o nascimento do bebê.
A prática, de forma geral, é segura e não traz prejuízos para nenhum dos filhos. Pelo contrário: pode fortalecer o vínculo entre mãe e crianças, além de favorecer que o filho mais velho se sinta acolhido e incluído nesse momento de cuidado e afeto.
O ato de mamar continua garantindo nutrição, conforto e segurança emocional, respeitando as necessidades de cada criança e contribuindo para o seu desenvolvimento saudável.
Confira aqui todas as fotos e abaixo como ficou a votação:
6- Tandem e seu vínculo perpétuo = 92 votos
3- De cabeça para baixo, mas nutrindo = 76 votos
1- Aleitamento no século XX = 52 votos
8- Amamentar é investimento = 43 votos
2- Sala de amamentar Tecelagem = 26 votos
7- Amamentação nos primeiros dias de vida = 23 votos
4- Livre demanda, livre de culpa = 23 votos
5- Entre cores e colunas, um colo = 20 votos