A  |  A+ |  A-
“Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo”: novo texto aborda a desinformação sobre métodos contraceptivos
“Anticoncepcionais: a figueira maldita”, por Soila Mar , Coordenadora do Núcleo de Estudos da Prostituição de Porto Alegre, e José Miguel, professor do departamento de Saúde e Sociedade da FSP-USP, é mais um texto da série Sopros que acaba de ir pro ar no site do projeto Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo:

“Soila sabia desde os nove anos que não queria ser mãe. Mas mesmo assim foi levada para um sítio onde tinha tudo, menos acesso às suas preciosas pílulas anticoncepcionais. A sua história, que traz sombras do passado que às vezes parecem se insinuar no presente, é a de alguém que soube como partilhar o que sabia, cultivar afinidades e usar a seu favor as limitações da imaginação próprias do afã controlador de quem atentou contra a vida que ela queria para si”.
José Miguel também é coordenador do projeto Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo, uma iniciativa da FSP-USP para criar novos processos de conhecimento. Conhecimento este que deve ser interdisciplinar, colaborativo e multissituado, valorizando as múltiplas formas de saberes que existem além das categorias eurocêntricas tradicionais. Assim Busca-se compreender, conectar e potencializar conhecimentos da saúde pública mobilizados por alteridades e exorbitâncias sanitárias, com atenção especial ao gênero e à sexualidade em perspectivas decoloniais, bem como entender possíveis impactos de tais saberes na Saúde Coletiva.
Você pode conferir esse e outros textos no site da Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo.
O projeto “Cosmopolíticas do cuidado no fim-do-mundo: gênero, fronteiras e agenciamentos pluriepistêmicos com a saúde coletiva” foi contemplado com financiamento Fapesp Jovem Pesquisador em 2021 sob o processo de número 06897-9