As pesquisas desenvolvidas desde 2011 no Brasil com a Metodologia do Laboratório de Mudanças serão o tema do 104º Encontro do ForumAT, que acontece no dia 14 de novembro de 2025, das 8h30 às 12h30, no auditório João Yunes, com transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube. O evento é coordenado por Rodolfo de Andrade Gouveia Vilela, professor Sênior do Departamento de Saúde Ambienta da FSP-USP.
O pesquisador Marco Antonio Pereira Querol, atualmente residindo na Finlândia, país que deu origem a essa abordagem metodológica, irá apresentar essa experiência sistematizada em artigo publicado recentemente.
O trabalho destaca os processos de formação, intercâmbio e implementação das primeiras intervenções a partir de 2014. Até 2025, cerca de 40 intervenções foram realizadas no Brasil, principalmente nos campos da educação, saúde, agricultura e vigilância em saúde do trabalhador.
O estudo aponta que a adoção do método requer três elementos fundamentais: formação de equipes, criação de redes colaborativas e construção de grupos de apoio locais. Serão discutidos desafios conceituais e práticos, e a sua proposta de criação de uma rede nacional de pesquisadores para consolidar e expandir o método no país.
104º Encontro do ForumAT
Data: 14 de novembro de 2025
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: anfiteatro João Yunes
Transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube