A  |  A+ |  A-
COVID-19 no município de São Paulo: rotas de espalhamento e identificação das áreas de alto risco utilizando modelagens espaço-temporais

O projeto de identificação das áreas de alto risco da contaminação do COVID-19, coordenado pelo professor Francisco Chiaravalloti Neto, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, tem como proposta elaborar um modelo espaço-temporal para mapear as rotas de espalhamento da COVID-19 no município de São Paulo, uma vez que seu atual panorama é preocupante. Os principais objetivos desse estudo são: (a) detectar as áreas de alto risco para os casos e óbitos no tempo e no espaço; (b) modelar a incidência e mortalidade no espaço e no tempo utilizando uma abordagem ecológica (segundo setores censitário e/ou áreas de ponderação), e também usando uma abordagem de pontos, considerando as coordenadas dos casos e óbitos e suas variáveis de contexto; dessa forma será possível entender quais são os fatores de risco que estão mais relacionados com os casos e os óbitos, o que é crucial para estabelecer programas de prevenção específicos e mitigar a transmissão.

 

Equipe: Breno S. de Aguiar e Marcelo Failla (CEInfo, Prefeitura-SP), Ligia Vizeu Barrozo (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), Camila Lorenz, Patrícia M.M. Bermudi e Francisco Chiaravalloti-Neto (Faculdade de Saúde Pública da USP; coordenador)