A  |  A+ |  A-
Criação de Grupos de Pesquisa

Criação de um Grupo de Pesquisa

Conforme regulamento na Portaria PRP 648/2018, para a criação e a certificação de um grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP) é necessária a sua aprovação pelo Departamento e pela Comissão de Pesquisa e Inovação (ou órgão equivalente) da Unidade/Instituto/Museu de vinculação do líder por meio de Formulário do ‘Pesquisa Atende’ do Sistema Atena.

Com o objetivo de informar os procedimentos necessários foi lançado o Ofício Circular 006/2018/PRP. Nessa página você encontrará sintetizadas as orientações disponíveis no Ofício e na Portaria, mas é imprescindível a leitura desses dois documentos:

 

1. Cadastro do Líder do Grupo

O docente ativo da USP que ainda não estiver cadastrado como líder no Diretório dos Grupos de Pesquisa e Inovação no Brasil (DGP/Lattes/CNPq) deverá solicitar esse cadastro à Pró-Reitoria de Pesquisa por meio de mensagem enviada pelo Fale Conosco.

Se o líder do GP for docente aposentado da USP que participe do Programa de Professor Sênior com termo de colaboração vigente, a solicitação de cadastro como líder deverá ser feita pela Comissão de Pesquisa e Inovação (ou órgão equivalente), que informará a vigência do termo de colaboração e enviará cópia da aprovação do referido termo anexa à mensagem solicitando o cadastro por meio do Fale Conosco. Após inserido o docente como líder no DGP, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação notificará o responsável respondendo o Fale Conosco com a solicitação desse cadastro.

 

2. Cadastro e Aprovação do Grupo

Em seguida, para realizar o cadastro do Grupo, o docente deverá acessar o site do DGP/Lattes/CNPq com seu CPF e senha Lattes. Dúvidas sobre o preenchimento dos dados podem ser esclarecidas consultando o FAQ disponível na página do Diretório

2.1. Preenchimento no DGP do CNPq:

  • Preencher o cadastro e enviar;
  • Gerar um PDF do cadastro enviado (do lado direito do cadastro aparecerá a informação ‘AGUARDANDO CERTIFICAÇÃO’).

2.2. Aprovação no Sistema Atena da USP:

A criação do Grupo deverá ser aprovada pelo Departamento e pela Comissão de Pesquisa. Para isso o docente deverá preencher a solicitação no Pesquisa Atende:

  • Selecionar ‘Criação de Grupo de Pesquisa’;
  • Preencher o Formulário;
  • No campo ‘Solicitação’: “Encaminho cadastro do Grupo de Pesquisa intitulado XXXX, sob minha liderança, para análise e certificação junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPq)”;
  • Selecionar arquivo (o PDF gerado do cadastro realizado no Diretório do CNPq) no campo ‘Arquivo 1’;
  • Clicar em ‘Abrir’ e depois clicar em ‘Inserir’.

 

3. Fluxo de aprovação na Unidade

Uma vez que o Formulário de Criação de GP é enviado pelo líder para aprovação, ele segue o seguinte trâmite:

  • O Chefe do Departamento recebe um e-mail informando que há um Formulário de Criação de GP aguardando análise e dá encaminhamento aos procedimentos para aprová-lo ou solicitar ajustes ao líder;
  • Uma vez aprovado pelo Departamento, o Formulário será encaminhado à Comissão de Pesquisa. O Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação receberá um e-mail informando sobre a demanda que aguarda análise e tomará as providências necessárias. Se o Chefe de Departamento for o líder do grupo, o Formulário será automaticamente remetido à Comissão de Pesquisa, que pode solicitar um parecer de outro membro do CD que não esteja vinculado ao GP em análise, e fazer upload do parecer no campo disponível no Sistema;
  • Uma vez que a proposta de criação de GP tenha sido aprovada pelo Departamento e pela Comissão de Pesquisa, ela será encaminhada à Pró-Reitoria de Pesquisa;
  • A instância final de tramitação é a Pró-Reitoria de Pesquisa, que certificará o Grupo no DGP/Lattes/

 

(Guia para Criação de Grupos de Pesquisa no Diretório do CNPq)