A  |  A+ |  A-
Barbeiros e mudanças ambientais e climáticas são temas de mais um encontro do XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Em mais uma rodada de palestras do XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, os triatomíneos, insetos popularmente conhecidos como Barbeiro, Chupança e muitos outros nomes, serão o tema das palestras marcadas para o dia 24 de novembro, a partir das 9h30. Os especialistas mostram como está a transmissão entre pequenos mamíferos do Trypanosoma cruzi no municipio de São Paulo, e abordam também a vigilância de triatomíneos (barbeiros) no Estado de São Paulo.

Na palestra de abertura, “Transmissão de T. cruzi entre pequenos mamíferos e barbeiros silvestres no município de São Paulo (Parque do Estado)”, a médica veterinária e Coordenadora do Campo e Pesquisadora do Projeto Connect da FUNDENOR (Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional) , Msc. Suelen Sanches Ferreira, apresenta a situação atual da transmissão do parasita no município de São Paulo.

O T. cruzi é um parasito multi-hospedeiro, tratando-se de uma enzootia silvestre, comumente encontrada em fragmentos florestais. O Parque do Estado apresenta mamíferos autóctones em contato com mamíferos cativos, havendo infecção por T. cruzi em ambos, bem como em barbeiros da espécie Panstrongylus megistus, encontrados próximos aos recintos dos animais cativos.

Na sequência, o Dr. Rubens Antônio Silva – Pesquisador Científico VI da Área de controle de vetores da Sucen, São Paulo, SP, analisa como as modificações da paisagem natural feitas pelo homem, aliadas às mudanças climáticas, têm promovido alterações no comportamento de diferentes vetores e animais silvestres. Esse contexto não é diferente para os triatomíneos e animais que são reservatórios de Trypanosoma cruzi. A vigilância de triatomíneos passa a ter papel de destaque neste cenário epidemiológico monitorando esses acontecimentos em novos espaços de ocupação fora do ambiente rural.

 

Transmissão pelo Canal da FSP-USP no YouTube: https://bit.ly/34RyY5s

 

XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

Data: 24 de novembro de 2021

Palestra 1: 9h30 

  • Transmissão de T. cruzi entre pequenos mamíferos e barbeiros silvestres no município de São Paulo (Parque do Estado) – Msc. Suelen Sanches Ferreira – Médica Veterinária – FUNDENOR (Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional) – coordenadora de campo e pesquisadora no Projeto Connect;

Palestra 2: 10h15 

  • Vigilância de triatomíneos no Estado de São Paulo – Dr. Rubens Antônio Silva – Pesquisador Científico VI da Área de controle de vetores da Sucen, São Paulo, SP

 

Mediadores:

  • Paulo Roberto Urbinatti – Biólogo do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP
  • Gladyston Carlos Vasconcelos Costa – Biólogo; analista de Saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica – DVZ/COVISA/SMSP/SP.

Certificados:

Somente receberão certificados as pessoas que preencherem este formulário a partir de 30 minutos antes do evento até 30 minutos após o final do mesmo. O link do formulário também fica disponibilizado no Chat do evento.

Acesse o formulário para solicitação de Certificados, neste link: https://bit.ly/3HQ3100

Apoio: Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx.) da FSP-USP.