A  |  A+ |  A-
Pesquisadora da FSP-USP lança livro sobre filantropia mercantil no dia 13 de dezembro no Canto Madalena

A editora de livros Hucitec organiza lançamento de livro baseado no doutorado da pesquisadora da FSP-USP Julia Amorim Santos, no dia 13 de dezembro, às 18h30. A obra intitulada  “O avanço da filantropia mercantil no setor saúde e reconfiguração das relações público-privada PROADI-SUS” será lançada em evento no Canto Madalena, localizado na R. Medeiros de Albuquerque, 471 no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

O trabalho de Julia apresenta o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), implementado a partir de 2009 no Brasil, que instituiu um arranjo denominado no livro de filantropia mercantil no setor da saúde. Além disso, o livro discute aspectos de benefício direto das instituições privadas, para além da isenção concedida propriamente dita, e dificuldades nos alinhamentos dos projetos às diretrizes do SUS, com grande fragilidade no monitoramento e avaliação do programa.

Julia Amorim é graduada em Psicologia e fez Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela UFSCar, mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Ela aborda em sua trajetória profissional uma perspectiva da prática clínica e denso conhecimento acadêmico interdisciplinar no campo da saúde, além do impacto das reformas gerenciais no sistema de saúde brasileiro.

Além do lançamento da pesquisadora da FSP-USP, o evento também conta com a publicação do livro “Sem perreco: a prevenção do HIV em fluxos, festas e bailes funks” do sanitarista Allan Gomes de Lorena. A obra é inspirada na vida de seu autor nos fluxos e nos bailes funks nas periferias de São Paulo; na sua proximidade com jovens da periferia e no seu hábito de ouvir funk durante a escrita da pesquisa que gerou o livro, bem como com o seu trabalho profissional como sanitarista.