II Congresso USP de História da Ciência e Técnica está com inscrições abertas para apresentação de trabalhos científicos até o dia 30 de setembro
O III Congresso USP de História da Ciência e Técnica, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados e pelo Centro de História da Ciência da USP, terá como tema Diálogos e Fronteiras e será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023 no campus Butantan da Universidade de São Paulo. O congresso visa discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. O alcance das atividades científica e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar a ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento.
Estão convidados a participar com trabalhos pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação interessados na área. As pesquisas poderão ser apresentadas na forma de comunicação oral ou cartaz, mediante inscrição até 30 de setembro de 2023, dentro dos seguintes temas gerais:- Ideias e Instituições e lugares ligados ao conhecimento;
– Comunicação e divulgação do saber científico e técnico;
– Controvérsias científicas e técnicas;
– Relações entre ciências e técnicas;
– Instrumentos e ferramentas de pesquisa;
– Políticas Públicas e o papel social de cientistas e técnicos;
– Fontes, documentação e historiografia;
– Desenvolvimento científico/técnico local e global;
– A História da Ciência e Técnica e o seu diálogo com a educação;
– História da Ciência, Filosofia da Ciência e suas interfaces;
– Interdisciplinaridade e complementaridade de conhecimentos.Para mais informações acesse a página e.usp.br/nzm