Cátedra Josué de Castro da USP, O Joio e O Trigo e a Agência Bori promovem oficina para jornalistas sobre “carnes cultivadas”
No dia 05 de dezembro, a Cátedra Josué de Castro da USP, O Joio e O Trigo e a Agência Bori realizam uma oficina para formação de jornalistas com o tema das novas tecnologias alimentares, especialmente as que se apresentam como fontes proteicas alternativas à proteína animal “convencional”, como é o caso das carnes produzidas em laboratório a partir de células animais e dos produtos lácteos produzidos a partir de fermentação.
A oficina “A comida do futuro vem de laboratórios?” tem o objetivo de apresentar essas novas tecnologias e fazer uma reflexão acerca das complexidades e necessidades de sua implantação, abordando o discurso de uma “transição proteica”, as motivações para o desenvolvimento desses novos produtos e os dilemas filosóficos e regulatórios decorrentes dessas inovações.
Para o debate, participam os professores John Wilkinson (UFFRJ) e Ricardo Abramovay (Cátedra Josué de Castro/USP), e a nutricionista Nadine Marques (Cátedra Josué de Castro/USP).  A mediação será do jornalista João Peres (O Joio e O Trigo).
Encontro será online e voltado a jornalistas e estudantes de jornalismo no último ano de graduação de todas as regiões do país. Os participantes poderão concorrer a duas bolsas de reportagem no valor de R$8 mil cada
Oficina para jornalistas | “A comida do futuro vem de laboratórios?”
Data: 05 de dezembro de 2023

Horário: Das 10h às 12h30

Inscrições: de 06 a 17 de novembro de 2023, pelo formulário.

Público-alvo: Jornalistas e estudantes de jornalismo no último ano de graduação, de todas as regiões do país.
Vagas: 40
Custo: Após a divulgação das pessoas selecionadas, as inscrições serão confirmadas por meio de doação à Paróquia São Miguel Arcanjo, no valor de R$10 para estudantes e R$20 para profissionais.

Microbolsas: Os participantes poderão concorrer a duas microbolsas de reportagem no valor de R$ 8 mil cada.

Saiba mais no site da Cátedra.