A  |  A+ |  A-
Animais peçonhentos serão o tema do próximo encontro do XVII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

Animais peçonhentos são o tema do próximo webinar do XVII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, que acontecerá no dia 26 de novembro, com transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube, das 9h30 às 11h30.

A primeira conversa, ministrada por Cláudio Mauricio Vieira de Souza, Assessor da Diretoria Científica e Coordenador do Laboratório de Artrópodes do Instituto Vital Brazil, analisará o “Panorama dos acidentes por animais peçonhentos no Brasil”. O pesquisador busca enfatizar agravos causados por artrópodes e com destaque para o escorpionismo, por meio do aspecto histórico, epidemiológico e clínico desta questão.

Em seguida, Francisco José Zorzenon, Diretor Técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas do Instituto Biológico de São Paulo, fala sobre “Comportamento de escorpiões à exposição de produtos químicos domissanitários registrados, em diferentes superfícies”. Este debate abordará a eficiência destes produtos químicos para o controle de escorpiões.

A mediação será feita pela Profa. Tamara Nunes de Lima Camara, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, e por Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, analista de saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

O evento é uma realização do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e do Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura Municipal de São Paulo, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade.

 

XVII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública – Outubro de 2025
Data: 26 de novembro de 2025
Horário: das 9h30 às 11h30
Transmissão: canal da FSP-USP no YouTube