A  |  A+ |  A-
FSP na mídia

FSP na mídia em 2023

Veja abaixo as notícias sobre a sobre a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP divulgadas nos veículos de Comunicação:

 

DEZEMBRO 2023

  • Valor Econômico – 22/12/2023
    Em artigo, Ricardo Abramovay, presidente da Cátedra Josué de Castro, defende uma “nova fronteira da nutrição”, capaz de reconhecer que a presença crescente de produtos ultraprocessados nos regimes alimentares contemporâneos é o principal vetor das doenças não transmissíveis, que são as que mais matam no mundo. Leia em: “Ultraprocessados na mira de Davos”
  • O Popular – 10/12/2023
    Cientista Carlos Augusto Monteiro, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, fala sobre danos e lucros dos ultraprocessados e sobre a possibilidade de hábitos alimentares mais adequados e saudáveis.Confira em: “Entrevista: Alimentos que levam a epidemia de obesidade”
  • Jornal O Globo – 04/12/2023
    A revista científica British Medical Journal (BMJ) publicou, no dia 20 de novembro, artigo assinado por especialistas brasileiros – entre eles a professora Claudia Moreno, do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade – que alerta para a escassez, em todo o mundo, de ações de enfrentamento aos distúrbios do sono. Confira em: “Distúrbios do sono aumentam mortes por doenças crônicas”

 

NOVEMBRO 2023:

 

  • Nexo Jornal – 30/11/2023
    Allan Gomes de Lorena, graduado em Saúde Pública pela FSP-USP, analisou, em pesquisa, como políticas de prevenção ao vírus HIV podem estar ligadas aos momentos de lazer e cultura. O estudo teve como foco principal a população jovem, negra, LGBTI+ e periférica. Confira em: “Como a prevenção ao HIV pode ser produzida em espaços culturais” 
  • Podcast Abacro – 28/11/2023
    Alexandre Chievegatto Filho, docente da FSP-USP, explicou a importância e o impacto do uso da inteligência artificial na área da saúde. Contou o que está sendo feito hoje e o que podemos esperar para o futuro, isto é, como a área da saúde será transformada com o uso de machine learning. Leia em: “Episódio 10 (Temporada 2): Inteligência Artificial e Machine Learning”
  • Jornal da USP – 27/11/2023
    Patrícia Jaime, professora de nutrição da Faculdade de Saúde Pública, aborda os impactos positivos que comer coletivamente pode trazer para o dia a dia das pessoas em entrevista para o Jornal da USP no Ar 1° edição. Ouça em: “Comer em família faz bem para a saúde”
  • Jornal da USP – 27/11/2023
    Patrícia Jaime, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenadora acadêmica da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, explica o que é comensalidade e qual a importância desse hábito para uma alimentação saudável em podcast Alimentação e Sustentabilidade. Confira em: “Alimentação e Sustentabilidade #14: Comensalidade”
  • Portal 360 – 23/11/2023
    Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e ex-presidente da Anvisa, disse que mudar o cigarro convencional pelo eletrônico para diminuir o tabagismo não tem eficácia comprovada. Isso acontece pela presença de nicotina em ambos produtos, substância que cria dependência. Confira em: “Anvisa terá reunião pública para discutir cigarro eletrônico”
  • Nexo Jornal – 16/11/2023
    Mariana Varella, aluna de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP, editora-chefe do Portal Drauzio Varella e colunista do VivaBem UOL, participou da mediação de uma das mesas do Festival Nexo + Nexo Políticas Públicas, que debateu o Sistema Único de Saúde (SUS) no dia 16 de novembro.  Confira em: “Quais são as perspectivas e os caminhos para o SUS”
  • RecordNews – 08/11/2023
    Segundo pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP cerca de 20% do total de energia consumida em 2017 e 2018 pelos brasileiros com dez anos ou mais veio do consumo de produtos ultraprocessados. Confira em: “JR News – RecordNews”
  • Nexo Jornal – 07/11/2023
    Ricardo Abramovay, professor titular da Cátedra Josué de Castro, recomenda cinco leituras que tratam de diferentes dimensões e desafios do debate sobre produção de carnes e bem-estar animal em artigo para o Nexo. Confira em: “Produção de carnes e bem-estar animal”
  • Nexo Jornal – 07/11/2023
    O professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Ricardo Abramovay, e a coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Sandra Maria Chaves, discutiram os problemas e os caminhos para as políticas alimentares do Brasil nesta terça-feira (7) na segunda edição do “Festival Nexo + Nexo Políticas Públicas”. Confira em: “Quais os caminhos para as políticas alimentares no Brasil”
  • Jornal da USP – 06/11/2023
    Marília Louvinson, professora da FSP-USP, e Mônica Mendes Gonçalves, pesquisadora da FSP-USP, discutem as consequências do racismo estrutural nas dificuldades de acesso da população negra aos serviços de saúde e no adoecimento dessa população em entrevista para o Jornal da USP no Ar 1° edição. Ouça em: “Racismo estrutural limita o acesso da população negra aos serviços de saúde”

 

 

OUTUBRO 2023:

 

  • Jornal da USP – 30/10/2023
    Kelly Olympio, professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP e especialista em chumbo, destaca que a saúde pública e a proteção ambiental são campos indissociáveis para o sucesso de qualquer política de promoção da saúde humana nas campanhas contra contaminação pelo chumbo em entrevista para o Jornal da USP no Ar 1° edição. Ouça em: “O combate contra a contaminação por chumbo anda ao lado da luta ambiental”
  • TV Alesp – 30/10/2023
    Nadine Marques, da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da USP, participa de audiência da Frente Parlamentar pelo Ciclo Alimentar Sustentável. Confira em: “TV Alesp – 30/10/2023”
  • Valor Econômico – 24/10/2023
    O professor Ricardo Abramovay, titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares, afirma que repudiar os custos da urgência de que a oferta de bens e serviços seja rastreada e certificada é perenizar a economia da destruição da natureza. Confira em: “Rastreamento e certificação, muito além dos nichos”
  • SP1 – TV Globo – 17/10/2023
    Monitoramento realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública da USP indicou que entre agosto e setembro de 2023 apenas três entre dez produtos já estão seguindo as novas regras exigidas para os rótulos. Confira em: “TV Globo – 17/10/2023”
  • Jornal da USP – 16/10/2023
    Mayra Barata, membra do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da USP, explica a agricultura urbana em entrevista para o Jornal da USP no Ar 1° edição. Ouça em: “Existe agricultura na cidade?”
  • Estadão – 11/10/2023
    O programa Peduca, parceria da Faculdade de Saúde Pública da USP com a secretaria paulista de Educação atinge 5.600 escolas estaduais e prevê a formação dos educadores sobre alimentação saudável, para auxiliar na construção de propostas pedagógicas sobre o tema. Leia em: “Obesidade deve ser vista como problema de saúde pública”
  • Jota – 09/10/2023
    Fernando Aith, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, atenta para a violação de direitos individuais fundamentais estabelecidos na Constituição pela PEC 10/2022 e que ela pode agravar iniquidades no país. Saiba mais em: “PEC do Plasma é inconstitucional e injusta”
  • Jornal da USP – 05/10/2023
    André Francisco Pilon, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, defende que os males que alguns estudiosos atribuem ao “Antropoceno” não são responsabilidade de toda a humanidade; para ele, os principais culpados, que têm o poder político e econômico para delinear as formas de produção e consumo e definir os estilos de vida, devem ser distinguidos da maioria da população, cujo poder para modificar as coisas não pode ser comparado com aqueles, em artigo para o Jornal da USP. Leia em: “Estudo da Saúde Pública propõe o pagamento por serviços ambientais aos catadores de materiais recicláveis”
  • Estadão Expresso – 04/10/2023
    A quarta edição do Inquérito de Saúde (ISA-Capital 2023) está em andamento. O trabalho é uma parceria da Prefeitura com a Faculdade de Saúde Pública da USP. Durante dez meses, 5 mil pessoas de todas as regiões da cidade serão entrevistadas sobre hábitos de vida e uso de serviços de saúde. Confira em: “Saúde: pesquisa renova mapa de hábitos dos paulistanos “
  • Jornal da USP – 02/10/2023
    Ana Navarrete, coordenadora do Programa de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, parceiro da Cátedra Josué de Castro da FSP-USP, alerta para os riscos do uso exagerado de antibióticos na produção de animais para consumo em entrevista para o Jornal da USP no ar 1° edição. Ouça em: “Qual o impacto do uso dos antibióticos na pecuária para a saúde humana?”
  • Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – 02/10/2023
    Nos dias 21 e 22 de setembro, no auditório da Faculdade de Saúde Pública da USP, aconteceu a Oficina do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), promovido pelo COSEMS/SP, em parceria com a FSP/USP, Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em São Paulo e equipe técnica do SIOPS. Leia em: “São Paulo recebe Oficina do SIOPS 2023”
  • Revista Pesquisa Fapesp – 01/10/2023
    Na opinião do epidemiologista Eliseu Waldman, da Faculdade de Saúde Pública da USP, o distanciamento social deixou mais claras as diferenças sociais no Brasil porque boa parte da população não pôde pôr a medida em prática porque precisava sair de casa para conseguir o que comer a cada dia. Leia em: “Estratégias não medicamentosas ajudaram a reduzir o impacto da Covid-19”

 

 

SETEMBRO 2023:

 

  • Folha de São Paulo – 27/09/2023
    Em artigo para o jornal Folha de São Paulo, o professor Marco Akerman, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP e Silmara Conchão, docente da Faculdade de Medicina do ABC, analisaram os casos recentes envolvendo alunos da Universidade Santo Amaro (Unisa) e a cultura de violência em faculdades de medicina. Leia em: “O que está oculto nas faculdades de medicina?”
  • Jornal da USP – 27/09/2023
    Patrícia Constante Jaime, professora da FSP-USP, Carlos Alberto Montanari, professor do Instituto de Química da USP São Carlos e Ricardo Ricci Uvinha, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP escrevem artigo sobre os princípios da gestão acadêmica observados nas manifestações das diferentes unidades da USP. Leia em: “Uma gestão sólida garante as atividades-fim da Universidade”
  • Jornal da USP – 26/09/2023
    Um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP acerca da epidemiologia do câncer em crianças e adolescentes, no município de São Paulo, entre os anos de 1997 e 2016, aponta que, apesar da crença de que a maioria das crianças não desenvolve doenças graves, a questão apresenta-se como um problema de saúde pública. Saiba mais em: “Câncer em crianças e adolescentes apresenta-se como um problema de saúde pública”
  • Cozinha Prática – Canal GNT – 24/09/2023
    A professora Patrícia Jaime, titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, comentou sobre as opções mais saudáveis para quem decide reduzir ou interromper o consumo de carne. Confira em: “Canal GNT – 24/09/2023”
  • O Londrinense – 20/09/2023
    O médico sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, que ajudou a criar as primeiras UBS de Londrina, lança nesta quinta (21), às 19h30, o livro “SUS e Estado de bem-estar social” (Hucitec Editora). Ele é graduado em Medicina (1961, USP), doutor pela FMUSP e fez curso de Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da USP (1968). Confira em: “No aniversário do SUS, sanitarista que ajudou a criar o sistema lança livro na AML”
  • Jornal da USP – 18/09/2023
    Rafael Almeida, doutor em Saúde Pública pela Fiocruz e pesquisador da Cátedra Josué de Castro, afirma que a produção animal contemporânea se baseia num modelo intensivo, em que os animais ficam confinados em grande número e espaços pequenos, aumentando o risco de disseminação de doenças infecciosas. Confira em: “Qual a relação entre os antibióticos e a criação de animais?”
  • Cipa & Incêndio – 16/09/2023
    Jefferson Peixoto da Silva, doutor em Ciências pela FSP-USP, comenta sobre as consequências da pandemia para a saúde mental dos professores e como a sociedade pode lidar com isso em reportagem para a Cipa & incêndio. Leia em: “Saúde ocupacional para professores: um caminho possível?”
  • Conversa de Feira – 14/09/2023
    Estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) que aponta que 47,2% dos idosos negros avaliam sua saúde de forma negativa é citado em artigo sobre racismo e injúria racial no mercado de trabalho. Confira em: “Racismo e injúria racial no mercado de trabalho”
  • O Globo – 08/09/2023
    Ricardo Abramovay, professor da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da USP, afirma que a sociedade subaproveita uma imensa quantidade de produtos que poderiam servir para as dietas humanas, em reportagem do O Globo. Saiba mais em: “Monotonia alimentar contribui para perda da biodiversidade mundial”
  • Jornal da USP – 04/09/2023
    Dirce Marchioni, professora do Departamento de Nutrição e coordenadora do INCT Combate à Fome da FSP-USP, comenta sobre as diferenças e consequências da fome e da insegurança alimentar em entrevista para o Jornal da USP no Ar 1° edição. Ouça em: “Qual a diferença entre fome e insegurança alimentar?”
  • Valor Econômico – 04/09/2023
    Em artigo, Ricardo Abramovay, titular da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da USP e Juliana Tângari, do Instituto Comida do Amanhã, defendem a ampliação da oferta e consumo de produtos frescos, e não de grãos, proteínas animais e de ultraprocessados. Confira em: “Superar a monotonia agroalimentar”
  • Record News – Séries – 03/09/2023
    No Laboratório de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, pesquisadores comprovaram que os antioxidantes do café produzem efeitos positivos no organismo, mesmo com uma xícara pequena de 40 ml. Confira em: “Record News – 03/09/2023”
  • Revista Pesquisa Fapesp – 01/09/2023
    Em trabalho publicado na Ciência & Saúde Coletiva, a epidemiologista Ana Paula Sayuri Sato, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP, constatou que a pandemia de Covid-19 intensificou as disparidades em saúde no Brasil, reduzindo ainda mais a cobertura da vacina contra o sarampo nos municípios com maior vulnerabilidade social. Confira em: “Queda na aplicação da vacina tríplice viral ocorreu em diferentes ritmos de 2006 a 2020”

 

AGOSTO 2023:

 

  • SP1 – TV Globo – 19/08/2023
    Agentes treinados pela Faculdade de Saúde Pública da USP pretendem entrevistar 5 mil pessoas ao longo dos próximos dez meses. Confira em: “TV Globo – 19/08/2023”
  • SP1 – TV Globo – 19/08/2023
    Agentes treinados pela Faculdade de Saúde Pública da USP pretendem entrevistar 5 mil pessoas ao longo dos próximos dez meses. Confira em: “TV Globo – 19/08/2023”
  • Jornal da USP – 16/08/2023
    Maria da Penha Vasconcellos, professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e Pedro Roberto Jacobi, professor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, escrevem artigo sobre Carlos Rodrigues Brandão, psicólogo e antropólogo. Confira em: “Um ser iluminado: Carlos Rodrigues Brandão”
  • Samaúma – 15/08/2023
    Elizângela Baré é a primeira indígena a fazer mestrado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo, com bolsa da Fapesp, e quer provar que a ciência milenar dos povos originários pode ser usada no SUS. Confira em: “Diário de uma mulher indígena na USP”
  • Folha de São Paulo – 10/08/2023
    Núbia Virginia D’Avila Limeira de Araujo comandou a Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica em plena pandemia. Mudou-se para São Paulo no fim da década de 1980 para fazer pós-graduação na Faculdade de Saúde Pública da USP, onde cursou doutorado, com administração de vacinas como tema. Confira em: “Mortes: Enfermeira à frente da vacinação contra a Covid-19 em SP'”
  • Jornal da USP – 10/08/2023
    Kelly Polido Kaneshiro Olympio, professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, fala sobre o projeto de lei que prevê o monitoramento dos casos de intoxicação por mercúrio, além de ações preventivas e da criação de um sistema de controle da exposição à substância. Confira em: “Casos de intoxicação por mercúrio podem ser acompanhados pelo SUS”
  • O Joio e o Trigo – 08/08/2023
    Ana Paula Bortoletto e Carlos Augusto Monteiro, professores da Faculdade de Saúde Pública da USP, comentam o interesse humano pelos alimentos ultraprocessados. Confira em: “Ultraprocessados, uma relação tóxica”
  • A Fonte Magazine – 07/08/2023
    Segundo dados divulgados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o Brasil registrou, em 2022, 612,9 mil notificações de acidentes trabalhistas. O sistema de monitoramento foi desenvolvido pela iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, em colaboração com pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP. Confira em: “Acidentes de trabalho crescem no Brasil a cada ano”
  • Jornal da Cultura – 05/08/2023
    O sanitarista e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Gonzalo Vecina, participou como comentarista do Jornal da TV Cultura. Confira em: “TV Cultura – 05/08/2023”
  • Jornal da USP – 04/08/2023
    Eliseu Alves Waldman, professor do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública, afirma que o relatório da ONU que prevê o fim da pandemia de Aids é muito otimista, porém baseado em dados objetivos, como o aumento expressivo na cobertura do tratamento com antirretrovirais. Saiba mais em: “Relatório da ONU aponta que pandemia da aids pode acabar até 2030”
  • Agência Brasil – 04/08/2023
    A professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Ana Paula Bortoletto, falou sobre a importância de políticas públicas que colaboram para a incorporação de bons hábitos alimentares em escolas de diversas partes do país. Confira em: “Especialistas debatem o consumo de ultraprocessados nas escolas”
  • Agência FAPESP – 03/08/2023
    Curso online da FSP-USP “Multiplica ODS – Conectando Sistemas Alimentares aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” é noticiado pela Agência FAPESP. Saiba mais em: “Multiplica ODS”

 

JULHO 2023:

 

  • Tv Cultura – 26/07/2023
    Betzabeth Slater, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP),  comenta  sobre as propriedades nutricionais do ovo e sua importância para a saúde. Assista em: “Por que os ovos são fantásticos?”
  • Viva Bem UOL – 25/07/2023
    Daniela Lopes do Carmo, nutricionista e especialista em vigilância sanitária de alimentos pela Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde Pública, fala sobre os efeitos na saúde ocasionados por uma dieta detox. Saiba mais em: “O que acontece no seu corpo quando você faz um protocolo detox”
  • Veja São Paulo – 22/07/2023
    Uma nova curva de Índice de Massa Corporal (IMC) para idade (peso relacionado à idade) propõe outro método para avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes do mundo todo com base em dados longitudinais. A referência de IMC foi desenvolvida em parceria entre a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e a Universidade do Porto em Portugal. Saiba mais em: “O novo jeito de medir a massa corporal em crianças e adolescentes”
  • Repórter Brasil – TV Brasil  – 14/07/2023
    Relatório elaborado por um consórcio global de universidades mostra que os jovens em um longo prazo foram os mais prejudicados por decisões políticas tomadas durante a pandemia. Aqui no Brasil o estudo é conduzido em Heliópolis, pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Confira em: “TV Brasil – 14/07/2023”
  • Folha de São Paulo – 14/07/2023
    Os crimes da pandemia no Brasil são inúmeros e foram fartamente descritos no Relatório da CPI e na pesquisa Linha do Tempo da Estratégia Federal de Disseminação da Covid do CEPEDISA da Faculdade de Saúde Pública da USP. Confira em: “Sem anistia aos Crimes da Pandemia”
  • Estadão  – 12/07/2023
    Recentemente, o Instituto Comida e Cultura promoveu – em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e a Faculdade de Saúde Pública da USP – um curso de capacitação de educadores da rede municipal. Confira em: “Bela Gil abaixa preços de seu restaurante”
  • F5 – 10/07/2023
    Gláucio Nóbrega de Souza, especializando em Gestão e Economia em Saúde pela FSP-USP, comenta as consequências da falta de investimento no Sistema Único de Saúde (SUS) em artigo de opinião. Confira em: “O SUS agoniza”
  • Estadão  – 05/07/2023
    O Instituto Comida e Cultura, em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e a Prefeitura Municipal de São Paulo, propõe a capacitação de educadores da rede municipal, tendo como objetivo tornar a alimentação saudável uma disciplina escolar. Confira em: “Contra a fome, Bela Gil aposta em incluir a alimentação na grade escolar”
  • Veja Saúde  – 04/07/2023
    Lara Natacci, pós-doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), explica como as versões mais naturais do iogurte podem servir de ingrediente para diferentes receitas. Confira em: “Iogurtes: família em crescimento”
  • Band – 03/07/2023
    As necessidades de crianças e jovens durante o período de isolamento social na pandemia da Covid-19 ficaram de fora das prioridades dos governos de três países, segundo aponta uma pesquisa inédita. No Brasil, o estudo contou com a participação de Leandro Giatti e Luciana Bisotto, professor e doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP. Confira em: “Governos não atenderam necessidades de jovens durante a pandemia, diz estudo”
  • O Globo – 02/07/2023
    Estudo liderado pela Faculdade de Saúde Pública da USP mostra que risco de levar ferroada de escorpião no estado de São Paulo aumentou oito vezes nos últimos 15 anos, e o aumento é explicado por fatores climáticos e sociais, revela um novo estudo. Confira em: “Risco de picada de escorpião sobe 8 vezes em São Paulo”

 

JUNHO 2023:

  • Conexão Globo News – 30/06/2023
    Estudo da Faculdade de Saúde Pública da USP indica que cresce número de crianças com défict de altura. Confira em: “Globo News – 30/06/2023”
  • Jornal da USP – 20/06/2023
    Helena Ribeiro, professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) e presidente da Comissão Especial de Regimes de Trabalho  da USP (Cert), convida os novos docentes da Universidade para uma reunião de acolhimento. Confira em: “Bem-vindos, novos docentes da USP!”
  • Juruá Notícias – 16/06/2023
    Projeto MINA, coordenado pela professora Marly Augusto Cardoso da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), avalia o índice de nutrição de crianças da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, desde o nascimento, por meio do acompanhamento/monitoramento das condições de saúde tanto da criança quanto da mãe. Confira em: Juruá Notícias – Ao vivo – 16/06/2023″
  • Jornal da TV Cultura – 16/06/2023
    O professor Fernando Aith, da Faculdade de Saúde Pública da USP, falou sobre os chamado desertos sanitários, que correspondem às regiões mais carentes no acesso ao atendimentos do SUS. Confira em: “TV Cultura – 16/06/2023”
  • Valor Econômico – 15/06/2023
    Helena Akemi Wada Watanabe, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP),  escreve artigo em parceria com outras pesquisadoras sobre os desafios para as políticas públicas voltadas ao envelhecimento. Confira em: “Envelhecimento, violência e cuidado”
  • Migalhas – 12/06/2023
    A Dra. Frida Marina Fischer, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, afirma que o ideal é que os jovens passem a trabalhar após a conclusão do ensino médio, pois não possuem maturidade para lidar com constrangimentos psíquicos que acontecem no trabalho. Confira em: “Algumas crianças nascem adultas”
  • Jornal da USP – 05/06/2023
    Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em parceria com universidades federais, investigou o consumo desses alimentos pelos brasileiros e constatou que apenas 1,3% da população tem acesso a uma dieta biodiversa. Confira em: “Falta biodiversidade na dieta de 99% dos brasileiros”
  • Folha de São Paulo – 03/06/2023
    O G20 tem a responsabilidade de promover mobilização global contra a pandemia de obesidade, o que supõe profunda transformação não só na agropecuária mas, sobretudo, na qualidade daquilo que a indústria de alimentos oferece hoje à sociedade. Esta é a mensagem central do documento —elaborado pela Cátedra Josué de Castro, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e pelo Instituto Comida do Amanhã. Confira em: “O G20 e a monotonia do sistema agroalimentar”
  • Agência FAPESP – 02/06/2023
    Seminário da FSP-USP em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente sobre vulnerabilidade social e desastres é noticiado pela FAPESP. Confira em: “Vulnerabilidade social e desastres”
  • Jornal da USP – 01/06/2023
    A nutricionista Patrícia Campos Ferraz, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, diz que a notícia de que o consumo excessivo de adoçante é motivo de alerta não traz surpresas, porque já existem estudos de prejuízos à microbiota, uma espécie de inflação crônica levando a lesões em vasos sanguíneos. Confira em: “OMS alerta para o uso de adoçantes em dietas alimentares de adultos e crianças”
  • Agência Universitária de Notícias – 01/06/2023
    A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP sedia o INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) Combate à Fome: estratégias e políticas públicas para a realização do direito humano à alimentação adequada. Dirce Marchioni, que é professora da FSP e coordenadora do INCT, explica que a ampliação vai enriquecer o debate e as possibilidades de realização de pesquisas. Confira em: “FSP sedia INCT Combate à Fome e apresenta propostas contra a insegurança alimentar no Brasil”

 

MAIO 2023:

 

  • Jornal da TV Cultura – 29/05/2023
    O sanitarista e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Gonzalo vecina, foi o convidado para comentar as notícias do dia no Jornal da Cultura. Confira em: “TV Cultura – 20/05/2023”
  • Jornal da USP – 29/05/2023
    Segundo Maria Laura da Costa Louzada, pesquisadora e professora do Departamento de Nutrição e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, a causa dos altos números de obesidade não é simplesmente o consumo excessivo de calorias, mas sim a substituição de refeições saudáveis por produtos ultraprocessados. Confira em: “Consumo de ultraprocessados é a ameaça principal no crescimento da obesidade no Brasil”
  • Jornal da USP – 25/05/2023
    Artigo escrito por estudantes do bacharelado de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP reflete sobre uma atividade de caminhada na cidade de São Paulo desenvolvida conjuntamente pelas disciplinas de Promoção da Saúde e Comunicação e Processos Educativos. Confira em: “Do Jardim da Saúde Pública ao Jardim do Éden”
  • Jornal da USP – 25/05/2023
    O aumento de assistência médica para indígenas é analisado criticamente por José Miguel Nieto Olivar, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que ressalta a importância de entender que o campo da saúde é muito amplo, diverso, com um trabalho muito amplo de especialidades, de saberes sobre cuidados, cura e prevenção. Confira em: “Nas comunidades indígenas cuidados à saúde devem ultrapassar a atenção primária”
  • Jornal da TV Cultura – 20/05/2023
    Estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) indica a presença de salmonella resistente no esgoto de São Paulo. Confira em: “TV Cultura – 20/05/2023”
  • Jornal da USP – 17/05/2023
    Dirce Maria Lobo Marchioni, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Combate à Fome, participará de palestra na Biblioteca Brasiliana da USP sobre as contribuições impactantes de egressas da USP na formulação de políticas públicas de combate à fome. Confira em: “Evento com transmissão on-line apresenta contribuições da USP para o combate à fome”
  • BBC – 15/05/2023
    Tamara Nunes de Lima Camara, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), comenta sobre a existência de casos de dengue no Brasil desde o século 19, muito antes do primeiro caso de Aedes aegypti ter sido oficializado em 1981. Confira em: “Como mosquito egípcio chegou ao Brasil e matou 10 mil pessoas”
  • Veja Saúde – 09/05/2023
    Lara Natacci, Ph.D. pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), comenta sobre a ideia controversa  do livro “A Dieta do Ácido” de que o ácido úrico, emite um sinal para o corpo armazenar ou queimar gordura. Confira em: “Como o ácido úrico mexe com a sua saúde”
  • Folha de São Paulo – 08/05/2023
    O relatório da CPI da Pandemia, o Relatório produzido pelo CEPEDISA da Faculdade de Saúde Pública da USP, e os livros Cloroquination e Sem Máscara: o governo Bolsonaro e a aposta pelo caos são eloquentes na listagem de evidências e crimes cometidos pelo Governo Bolsonaro na pandemia. Confira em: “O fake-card e a bula da Pfizer”
  • Jornal da USP – 05/05/2023
    Parceria da Faculdade de Saúde Pública com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP tornou disponível em língua portuguesa uma publicação que traz recomendações práticas para evitar a poluição do ar causada pelo preparo de alimentos. Confira em: “Guia on-line orienta como melhorar a qualidade do ar nas cozinhas”
  • Agência FAPESP – 04/04/2023
    A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) recebe, até 9 de maio, inscrições para o concurso público que visa contratar um professor doutor para o Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade, na área de “Envelhecimento, Interseccionalidade e Saúde”: “Faculdade de Saúde Pública da USP contrata professor doutor”

 

ABRIL 2023:

 

  • Jornal da USP – 27/04/2023
    Com o objetivo de apresentar oficialmente ao público os resultados do grupo de trabalho Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome, foi realizado na última quarta-feira, dia 26, o seminário Combate à Fome e à Insegurança Alimentar: Propostas de Políticas Públicas. O evento contou com a participação da professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Dirce Maria Lobo Marchioni. Confira em: “Seminário apresenta resultados de grupo de trabalho sobre combate à fome e à insegurança alimentar”
  • TV Cultura – 27/04/2023
    Nesta quinta-feira (27), Sergei Cobra conversa com o fundador e ex-presidente da Anvisa, o médico sanitarista Gonzalo Vecina. Eles discutem a vacinação contra a covid-19 com a vacina bivalente, a principal promessa no combate às principais variantes em circulação no país, como a Ômicron.  Confira em: “Doutor Gonzalo Vecina explica a vacina bivalente”
  • ClickNews – 26/04/2023
    Na palestra de abertura do Simpósio de Gestão Pública e Privada, às 18h30min, desta quinta-feira (27 de abril), o médico sanitarista Dr. Gonçalo Vecina Neto, ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e atual professor da faculdade de Saúde Pública da USP, falará sobre o “Mercado da Saúde: tendência, desafios e perspectivas”.Confira em: “Goiânia sedia Simpósio de Gestão Pública e Privada para discutir o sistema de Saúde”
  • Galileu – 22/04/2023
    Entre médicos, a religião é um fator prevalente em posições e práticas que se opõem ou buscam restringir o acesso ao aborto. Foi o que Maria Ines Rosselli Puccia, da Faculdade de Saúde Pública da USP, junto com pesquisadores da UFPR e da Faculdade de Medicina do ABC, identificaram em uma revisão sistemática conduzida nas bases científicas SciELO e LILACS entre 2010 e 2021. Confira em: “Debates sobre aborto neglicenciam quem mais importa: as mulheres”
  • Canal GNT – 19/04/2023
    A professora Patrícia Jaime titular do departamento de nutrição da faculdade de saúde pública da USP (FSP-USP) participou do programa Cozinha Prática e comentou sobre as estratégias para reduzir o consumo de carne de forma saudável. Confira em: “Canal GNT – Cozinha Prática – 19/04/2023”
  • Folha de São Paulo – 19/04/2023
    Fernando Aith, docente na Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) e doutor em Direito pela Faculdade de Direito da mesma instituição, indica que a quebra de patente de medicamentos é apenas um nome popular para um instrumento chamado de licença compulsória. Confira em: “Genérico de semaglutida, do Ozempic, pode começar a ser produzido em 2026”
  • TV Cultura – 14/04/2023
    O médico sanitarista Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), participou como comentarista do Jornal da Cultura. Confira em: “TV Cultura – 14/04/2023”
  • Folha de São Paulo – 12/04/2023
    A bióloga Tamara Nunes de Lima Camara, professora do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, explica que, além dos efeitos do aquecimento global que deixam a temperatura mais elevada, há vários fatores para explicar o aumento no número de casos de dengue, entre eles a queda na campanha de informação contra a doença durante a pandemia de COVID-19. Para Maria Anice Mureb Sallum, também professora do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, não adianta apenas a adoção de ações pontuais de controle e campanhas, é preciso ampliação de programas de saneamento básico. Confira em: “Casos de dengue na cidade de São Paulo disparam e são os maiores em 7 anos”
  • Revista Educação – 11/04/2023
    A nutricionista Aline Martins de Carvalho, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, comenta a parceria do Sustentarea, do qual ela é coordenadora, com a Secretaria de Educação de Águas de Lindoia. Confira em: “Educação alimentar para um mundo mais justo: o papel da escola”
  • Folha de São Paulo – 09/04/2023
    O professor Ricardo Abramovay, titular da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da USP, juntamente com Bruno Vello e Marcelo de Medeiros, assina coluna de opinião em que afirmam que as forças da destruição seguem vivas, como bem mostram votações na Câmara. Confira em: “Desmatamento e pós-desmatamento”
  • TV Cultura – 08/04/2023
    O médico sanitarista Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), participou como comentarista do Jornal da Cultura. Confira em: “TV Cultura – 08/04/2023”
  • Folha de SP – 07/04/2023
    O professor Fernando Aith, titular da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), diz que tanto o SUS (Sistema Único de Saúde) como planos de saúde não são obrigados a custear medicamentos utilizados para finalidades diferentes das recomendadas em bula, mas que na prática o judiciário pode liberar o pedido. Confira em: “Plano de saúde não cobre remédio para emagrecer, mas Justiça pode obrigar”
  • Brasil 247 – 06/04/2023
    Paula Victória Félix, nutricionista e doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, comenta sobre o consumo exagerado de chocolate e afirma que o problema não está no ingrediente e  sim na dose que é consumida. Confira em: “Saiba os prós e contras do consumo do chocolate”
  • Abramed – 04/04/2023
    Para Gonzalo Vecina, médico sanitarista e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, a garantia de saúde para todos somente vai acontecer se a sociedade entender que isso é fundamental. Segundo ele, se é por meio da iniciativa pública ou privada, não interessa; interessa que todos tenham acesso. Confira em: “Saúde para todos: como promovê-la?”
  • Diário do Amapá – 04/04/2023
    Em 2022, Amapá e Pará têm aumento de acidentes de trabalho e afastamentos, segundo informações do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do MPT, cuja primeira versão foi idealizada na Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), a partir da pesquisa “Acidente de Trabalho: da Análise Sociotécnica à Construção Social de Mudanças. Confira em: “Em 2022, Amapá e Pará têm aumento de acidentes de trabalho e afastamentos”
  • Folha de São Paulo – 02/04/2023
    A professora Cristiane Cabral, da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), comentou sobre o aumento da burocracia em casos de aborto legal, imposta pelo Ministério da Saúde durante o Governo Bolsonaro. Segundo ela, isso criou muitos problemas porque os profissionais de saúde, mesmo os que já estavam no serviço de aborto legal, que ficaram com medo de realizar o procedimento. Confira em: “Uso de telemedicina para auxiliar aborto gera debate no Brasil”
  • TV Cultura – 02/04/2023
    O programa Boas Práticas da TV Cultura apresentou o projeto fruto da parceria entre a Faculdade de Saúde Pública da USP, o Instituto Comida e Cultura e a Secretária Municipal de Educação, que oferece o curso Cozinhas e Infâncias, sobre saberes e práticas de alimentação saudável na educação infantil. A professora Betzabeth Slater, doutora pela FSP, comentou sobre a importância da iniciativa. Confira em: “Boas Práticas – TV Cultura – 02/04/2023”
  • TV Alesp – 02/04/2023
    O Dr. Marcos Fernandes, mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), falou sobre alergia alimentar em animais domésticos e citou o seu mestrado publicado em 2005 para ressaltar a importância do fornecimento de comidas naturais para animais alérgicos. Confira em: “TV Alesp – 02/04/2023”
  • Política Distrital – 02/04/2023
    A mortalidade no trabalho cresce em 2022 e acidentes notificados ao SUS batem recorde, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do MPT, cuja primeira versão foi idealizada na Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), a partir da pesquisa “Acidente de Trabalho: da Análise Sociotécnica à Construção Social de Mudanças. Confira em: “Mortalidade no trabalho cresce em 2022 e acidentes notificados ao SUS batem recorde”

 

MARÇO 2023:

 

  • Fapesp Na Mídia – 30/03/2023
    Ildeberto Muniz de Almeida, do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP) e livre-docente pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), comenta sobre a relevância do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho como uma importante fonte de informação para a ação em defesa da vida e do trabalho decente. Confira em: “Mortalidade no trabalho cresce em 2022 e acidentes notificados ao SUS batem recorde”
  • Jornal da USP – 29/03/2023
    No primeiro episódio do Boletim Alimentação e Sustentabilidade, o professor Ricardo Abramovay, titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da FSP-USP, discute a relação entre a forma como se faz pecuária atualmente e os riscos ambientais. Confira em: “Alimentação e Sustentabilidade #1 Criação bovina”
  • Terra – 29/03/2023
    Em reportagem sobre aporofobia e o Padre Júlio Lancelotti, a matéria citou e recomendou o Episódio 38 do Saúde É Pública, o podcast da FSP-USP, que trouxe o padre como convidado para falar do cotidiano da população em situação de rua. Confira em: “Aporofobia: a aversão aos pobres e seus efeitos na sociedade”
  • Revista Pesquisa Fapesp – 29/03/2023
    Gabriela Marques Di Giulio, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, afirmou que um marco na tentativa de se adaptar aos efeitos da crise climática foi a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP). Segunda ela, a partir do momento em que os efeitos se materializaram com mais força no cotidiano das cidades, os debates internacionais passaram a buscar estratégias para reduzir perdas e danos associados à crise do clima. Confira em: “Combater desastres demanda análise de projeções climáticas”
  • Jornal da USP – 27/03/2023
    Tese defendida pela cirurgiã-dentista Sônia Regina Cardim de Cerqueira Pestana, no Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), indica que mais da metade das escovas de dente vendidas no estado de São Paulo têm cerdas que não atendem às normas brasileiras para esses produtos . Confira em: “Estudo alerta sobre escovas de dentes fora dos padrões exigidos por lei”
  • Band News – 21/03/2023
    O sanitarista Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, comentou o lançamento do programa Mais Saúde pelo governo federal. Ele afirmou que o Brasil vive uma emergência sanitária por falta de médicos e atendimento pré-natal, o que exige soluções emergenciais. Confira em: “BandNews TV – 21/03/2023”
  • Veja Saúde – 17/03/2023
    Fernando Aith, jurista e docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, afirmou que os problemas no Ministério da Saúde do governo Bolsonaro começaram com os cortes orçamentários, mas, em especial na pandemia, evoluíram para a troca de ministros e outros cargos-chave por pessoas despreparadas, o que gerou uma incompetência administrativa na vacinação. Confira em: “A batalha pela vacinação”
  • Jornal da USP – 17/03/2023
    Sandra Costa de Oliveira, mestranda do Programa Profissional de Entomologia em Saúde Pública da FSP-USP, comenta o interesse científico pelas baratas e sua pesquisa, sob a orientação do professor Delsio Natal, “Prevenção e Educação em Saúde para o Controle de Infestação de Pragas (Baratas) em Locais Públicos da Cidade de São Paulo – Revisão de Literatura – Construção de um manual de manejo”. Confira em: “Baratas: o que sabemos ou não sobre elas”
  • Folha de São Paulo – 16/03/2023
    O médico sanitarista Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, comentou a estagnação da verba destina para pesquisas de doenças tropicais no Brasil, afirmando que dengue, lepra, leishmaniose, malária, tuberculose, entre outras enfermidades são extremamente importantes do ponto de vista de saúde pública. Confira em: “Verba para pesquisas de doenças como dengue e malária não avança no Brasil desde 2004”
  • Valor Econômico – 09/03/2023
    Ricardo Abramovay, professor titular da Cátedra Josué de Castro, discute o destino da pecuária e do consumo de proteínas originárias de ruminantes em novo artigo para a Valor Econômico. Leia em: “As carnes, entre a natureza e a cultura”
  • Revista Pesquisa Fapesp – 07/03/2023
    O médico Oswaldo Tanaka, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP afirma que o fato da maioria dos atendimentos do Samu no país ser feita por técnicos de enfermagem e enfermeiros não é um problema, porque eles são muito bem treinados para suas funções. Segundo ele, o que deve ser aperfeiçoado é a capacidade de fazer o diagnóstico e chegar rápido ao hospital. Confira em: “Ambulâncias do Samu alcançam 85% da população, mas atendimento é desigual”
  • Veja – 06/03/2023
    Pesquisadores do Laboratório de BigData e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da Faculdade de Saúde Pública da USP estudam como o uso de inteligência artificial (IA) pode ajudar na predição da mortalidade de pacientes com câncer. Confira em: “Cientistas da USP criam sistema que prevê a mortalidade em casos de câncer”                                                                                                                              
  • Centro Universitário FMABC – 03/03/2023
    O médico sanitarista Marco Akermanda, Professor Titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, coordena pesquisa sobre os impactos da pandemia da Covid-19 nas favelas brasileiras. Confira em: “Cesco inicia estudo sobre impactos da pandemia da Covid-19 nas favelas brasileiras”
  • Estadão – 02/03/2023
    Cris Maymone, nutricionista e mestre em Nutrição em Saúde Pública pela USP, afirmou que o feijão tem perdido espaço na dieta dos brasileiros por conta da questão financeira, enquanto alimentos ultraprocessados, que dão maior sensação de saciedade a preços baixos, são preferidos por pessoas em situações mais vulneráveis. Confira em: “Tirar feijão da dieta pode aumentar risco de ficar obeso; entenda”
  • Terra – 02/03/2023
    Cris Maymone, nutricionista e mestre em Nutrição em Saúde Pública pela USP, afirmou que o feijão tem perdido espaço na dieta dos brasileiros por conta da questão financeira, enquanto alimentos ultraprocessados, que dão maior sensação de saciedade a preços baixos, são preferidos por pessoas em situações mais vulneráveis. Confira em: “Tirar feijão da dieta pode aumentar risco de ficar obeso; entenda”
  • Revista Pesquisa Fapesp – 02/03/2023
    O economista Alexandre Chiavegatto Filho, diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, que estuda o uso de inteligência artificial (IA) na área médica, afirmou que nenhuma outra tecnologia atraiu tanto dinheiro nos últimos anos como ela, por conta dos retornos rápidos que pode dar para o capital investido. Confira em: “O universo expandido da inteligência artificial”

 

FEVEREIRO 2023: 

 

  • TV Globo – 22/02/2023
    Árvore de 40 metros caiu em terreno da Faculdade de Saúde Pública da USP por conta da forte chuva. Três carros foram atingidos e o trânsito ficou interditado, porém sem vítimas fatais. Confira em: Bom Dia São Paulo – 22/02/2023
  • TV Cultura – 21/02/2023
    Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), comenta sobre a campanha de vacinação contra Covid-19 para indígenas e o número de mortes em decorrência das chuvas no litoral norte de São Paulo. Confira em: Jornal da Cultura – 21/02/2023
  • Folha de São Paulo – 14/02/2023
    Testes realizados por pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz (IAL) e do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) encontram contaminantes em salames da cidade de São Paulo. Confira em: “Teste aponta contaminantes em amostras de salame em SP”
  • Catraca Livre – 14/02/2023
    Testes realizados por pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz (IAL) e do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) encontram contaminantes em salames da cidade de São Paulo. Confira em: “Teste identifica salame contaminado à venda no mercado”
  • Veja Saúde – 13/02/2023
    Nágila Damasceno, professora da Faculdade de Saúde Pública na USP, fala sobre como a dieta cetogênica, que consiste na redução de carboidratos e no aumento da cota de gorduras ingeridas, pode ajudar na redução das crises de epilepsia. Saiba mais em: “Epilepsia, o curto-circuito tem conserto”
  • Biblioteca FMUSP  – 09/02/2023
    A Plataforma Região e Redes, consórcio nacional de aproximadamente 120 professores universitários de 27 universidades e centros de pesquisa de todo o Brasil, abriu inscrições para curso sobre direitos humanos e saúde da mulher. Dentre os pesquisadores participantes, a FSP-USP possui três docentes. Confira em: “Curso sobre direitos humanos e saúde da mulher abre inscrições
  • TV Cultura – 07/02/2023
    Pesquisa da FSP-USP indica que crianças que dormem menos de 6 horas por dia têm mais chance de desenvolver problemas cognitivos, comportamentais, cardíacos, obesidade e doenças inflamatórias. Confira em: “Jornal da Tarde – 07/02/2023”
  • Globo.com – ESTV Edição Regional  – 01/02/2023
    Estudo da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) que aborda os impactos de lançar o esgoto no mar para a saúde das pessoas e para a vida marinha em videorreportagem sobre as consequências deste ato. Veja em: “Estudo mostra impactos de esgoto lançado no mar”

 

JANEIRO 2023: 

 

  • Sumaúma – 28/01/2023
    Deisy Ventura, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), comenta dos perigos e consequências de se negar um genocídio para o futuro de uma população em artigo. Saiba mais em: “Negar um genocídio é semear o seguinte”
  • Piauí – 20/01/2023
    Ricardo Abramovay, professor titular da Cátedra Josué de Castro, discute como a sustentabilidade se tornou um suposto novo inimigo para os militares que tanto defendem a chamada “soberania nacional”. Saiba mais em: “O 8 DE JANEIRO, OS MILITARES E A AMAZÔNIA”
  • Jornal da USP – 17/01/2023
    Hugo Américo Ruber Schaedlert, mestrando da FSP-USP, e Maria da Penha Vasconcellos, docente da FSP-USP, em conjunto com o doutorando do IEE-USP Pedro Henrique Wisniewski Koehler, assinam artigo sobre quais são os indicadores de sustentabilidade para avaliação dos municípios que compõem as listas do Ministério do Meio Ambiente. Leia em: “Como enquadrar os principais desmatadores da Amazônia?”
  • Estadão – 14/01/2023
    Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Combate à Fome, coordenado pela FSP-USP, é tema de artigo de Opinião de O Estado de S. Paulo, que destaca o papel das universidades no enfrentamento dos problemas nacionais. Confira em: “A universidade a serviço do País”
  • The BMJ – 12/01/2023
    Deisy Ventura, docente da Faculdade de Saúde Pública, discute as oportunidades que o Brasil tem de reconstruir seu Sistema Único de Saúde (SUS) e voltar em seu papel de destaque na saúde global com a vitória de Lula nas eleições em artigo para a revista científica The BMJ. Leia em: “After testing times, Brazil is back”
  • Cultura FM – 08/01/2023
    Ricardo Abramovay, professor titular da Cátedra Josué de Castro, aborda a importância e a relação do meio ambiente, saúde humana e alimentação em conversa com a Karyn Bravo no podcast “O melhor da vida”. Ouça em: “Meio ambiente, saúde humana e alimentação”
  • Folha de São Paulo – 05/01/2023
    Carlos Augusto Monteiro, professor da FSP-USP, e Laís Amaral Mais discutem o novo modelo de rotulagem estabelecido pela Anvisa em artigo publicado na Folha de São Paulo. Saiba mais em: “O caminho da alimentação saudável”
  • Folha de São Paulo – 08/01/2023
    Ricardo Abramovay, professor titular da Cátedra Josué de Castro, discute a questão da agropecuária brasileira do ponto de vista da sustentabilidade e importância para a matriz econômica de exportação brasileira em artigo publicado na Folha de São Paulo. Saiba mais em: “Sustentabilidade e dietas saudáveis”
  • O Joio e o Trigo – 05/01/2023
    Artigo que define três tipos de impactos negativos dos ultraprocessados, escrito pelo professor Gyorgy Scrinis e pelo professor da FSP-USP e criador da classificação NOVA Carlos Monteiro, é utilizado como referência em reportagem. Saiba mais em: “Os estragos causados pelos ultraprocessados. Em três dimensões”
  • G1 – 03/01/2023
    Docente Deisy Ventura, professora de ética da FSP-USP, discute a importância de responsabilizar o Governo Bolsonaro por delitos e possíveis crimes praticados durante a pandemia da COVID-19 em entrevista para Natuza Nery no podcast “O Assunto”. Saiba mais em: “O Assunto #871: A responsabilização pelos crimes da pandemia”

 

Publicações anteriores: