A  |  A+ |  A-
FSP na mídia em 2018

DEZEMBRO

 

  • Rádio USP – 20/12/2018:
    A Prof. Maria do Rosário Dias Latorre, do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, concede entrevista na matéria “São Paulo já conta com Registro de Câncer de Base Populacional“.
  • Jornal “O Estado de São Paulo”- Guilherme Guerra, Especial para O Estado – 11 Dezembro 2018 | 03h00:
    O Programa de Pós-graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade é divulgado na matéria: “Criando mestres para o urbano“, com depoimentos da Profa. Dra. Gabriela Marques di Giulio e das alunas Neuzeti Santos e Cely Roledo;
  • Jornal “Correio Paulista”da Faculdade de Jornalismo do Centro Universitário da FIAMFAAM – Editoria de Saúde – Página 7 – Dezembro de 2018:
    Prof. Gonzalo Veccina Neto – Docente do Departamento de Gestão de Políticas de Saúde da FSP/USP é entrevistado pela aluna de jornalismo Ana Luiza Antunes Soares Bessa para um trabalho obrigatório para a conclusão do 4° Semestre na matéria “Produção de Jornal”, orientado pela professora Edilaine Félix. Veja a entrevista na matéria: “Gonzalo Veccina Neto – Gestão Pública sofre com inflexibilidade
  • Jornal El País – Espanha – Editoria de – Brasil – Beatriz Jucá – São Paulo – 05/12/20128 – 16:08:
    O doutorando em Saúde Global pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP – Marcos Falcão, orientando da Profa. Deisy Ventura – Chefe do Departamento de Saúde Ambiental da, concedeu entrevista para a matéria: “A crise do Mais Médicos pode gerar uma emergência sanitária“.
  • Rádio Guaíba – RS – 07/12/20128 – entre 9H e 11H:
    O doutorando em Saúde Global pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP – Marcos Falcão, orientando da Profa. Deisy Ventura – Chefe do Departamento de Saúde Ambiental da, concedeu entrevista sobre o Programa “Mais Médicos”.

 

NOVEMBRO

 

  • Carta Capital – 30/11/2018:
    Mônica Gonçalves, mestre em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, concede entrevista na matéria “O racismo da medicina no Brasil“.
  • AUN – Agência Universitária de Notícias – 27/11/2018:
    A dissertação de mestrado de Mônica Mendes Gonçalves, defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é tema da matéria “Profissionais da saúde explicitam racismo no SUS“.
  • Jornal da USP – Institucional – 27/11/2018:
    O Prof. Carlos Monteiro, docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, aparece na lista dos pesquisadores mais influentes em suas áreas de conhecimento. Leia mais em “Quatro docentes da USP figuram entre os mais influentes do mundo“.
  • Rádio USP – Jornal da USP no Ar – 27/11/2018:
    Mariane Ellen de Oliveira, doutoranda da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, fala sobre aplicativo NutriCare, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Avaliação Nutricional de Populações (Lanpop), na matéria “Aplicativo da FSP torna diagnóstico nutricional mais preciso“.
  • G1 – Globo News – 14/11/2018 – 17h43:
    Em entrevista à Globo News, o Prof. Dr. Marco Akerman – Docente do Departamento de Políticas e Gestão de Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, analisa a decisão de Cuba de retirar os médicos cubanos do programa “Mais Médicos” do Brasil.
  • Rádio USP – Jornal da USP no Ar – 12/11/2018:
    Ariana Celis Alcântara, assistente social da Divisão de Saúde Ocupacional e professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, concede entrevista sobre sua pesquisa na matéria “Transtornos mentais afastam funcionários por mais tempo da USP“.
  • Saúde – Abril – 08/11/2018:
    A nutricionista Elizabete dos Santos, mestre em ciências pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e a Prof. Nágila Damasceno, do Departamento de Nutrição da FSP, concedem entrevista para a matéria: “Leite integral: não precisa fugir dele e nem de seus derivados“.
  • O Globo – Economia – 04/11/2018:
    Alexandre Chiavegatto Filho, docente do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, concede entrevista para a matéria “Inteligência artificial prevê risco de morte“.

 

OUTUBRO

 

  • TV Brasil – Programa Cenário Econômico – 25/10/2018 – altura dos 13 minutos e 40 segundos:
    Pesquisa da pós-graduanda Paula Vilela, sob orientação do Prof. Dr. Pedro Mancuso, é tema na matéria: “Cenário Econômico 25/10/2018“.
  • Portal da USP – Ciências Humanas – 22/10/2018:
    A tese de doutorado “Quando o trabalho invade a vida: um estudo sobre a relação trabalho, vida pessoal cotidiana e saúde de professores do ensino regular e integral de São Paulo“,  autoria do cientista social Jefferson Peixoto da Silva, sob orientação da professora Frida Marina Fischer, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP, é tema da notícia de destaque Invasão nociva do trabalho na vida pessoal afeta saúde do professor“.
  • Rádio USP – Jornal da USP no Ar – 19/10/2018:
    O Prof. Wolney Lisboa Conde, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, concede entrevista sobre parceria entre a Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) na matéria “Parceria entre universidades estuda saúde e nutrição de populações“.
  • Jornal da USP – Artigos – 17/10/2018:
    Artigo de Anna C. R. de C. Ribeiro, historiadora e membro do Grupo de Pesquisa, História e Memória da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é publicado na notícia “Há cem anos, a gripe espanhola assolava São Paulo“.
  • Jornal da USP – Editoria de Cultura – 10/10/2018:
    Escolha do livro Nutrição e Saúde Pública: Produção e Consumo de Alimentos (Editora Manole), da professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres, e da professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Flavia Mori Sarti, como finalista do Prêmio Jabuti 2018, é tema da notícia: “USP tem 21 finalistas no Prêmio Jabuti“.
  • Jornal da USP – Ciências da Saúde – 02/10/2018:
    Artigo de autoria dos nutricionistas Ana Julia Abrahão Zanetti e Marcelo Macedo Rogero e da Prof. Maria Carolina Batista Campos von Atzingen, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, publicado na revista científica Nutrire, é tema da matéria de capa: “Dieta é associada à redução de sintomas de intestino irritável“.

 

SETEMBRO

  • EBC – Rádio Nacional da Amazônia – Tarde Nacional – Amazônia – 06/09/2018:
    Marly Augusto Cardoso, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, concedeu entrevista sobre o estudo Mina Brasil em “Pesquisa acompanha primeiros mil dias de bebês no Acre“.
  • TV Cultura – Programa Panorama – 05/09/2018:
    A Profa. Dra. Marília Louvison, docente do Departamento de Gestão e Políticas de Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP participará do próximo programa, que discutirá com a jornalista da Revista Época, Cristiane Segatto, os “Desafios da saúde para o novo presidente”.

AGOSTO

 

  • Estadão – Fórum Estadão: A Reconstrução do Brasil – 31/08/2018:
    Gonzalo Vecina Neto, docente da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, participa do Fórum Estadão: A Reconstrução do Brasil. Confira sua participação em ” ‘O SUS é fundamental’, diz Gonzalo Vecina Neto“.
  • Agência FAPESP – 23/08/2018:
    Patricia Constante Jaime, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, colabora na matéria “Motores da epidemia de obesidade no Brasil“.
  • TV Globo – Programa Fantástico – 12/08/2018:
    O Prof. Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho – docente do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP concedeu entrevista para para matéria sobre inteligência artificial.
  • Revista Super Saudável – Ano XVIII – Nº 79 – julho a setembro/2018:
    O professor doutor associado Péricles Alves Nogueira e a pesquisadora e funcionária  Regina Maura Cabral de Melo Abrahão – ambos do Departamento de Epidemiologia daFaculdade de Saúde Pública (FSP) da USP – concederam entrevista na matéria de Capa “O desafio das doenças transmissíveis“.
  • Rádio CBN SP – 04/08/2018:
    Prof. Oswaldo Yoshimi Tanaka, docente do Departamento de Políticas e Gestão de Saúde e Diretor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, concedeu entrevista sobre o SUS. Assista à entrevista no Facebook da Rádio CBN.
  • Rede TV – Programa Documento Verdade – 03/08 /2018 às 22h:
    A Profa. Yeda Aparecida de Oliveira Duarte – docente do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e Coordenadora do Projeto Saúde, Bem Estar e Envelhecimento (SABE), concedeu entrevista para para matéria “Simulador de velhice’ ajuda a entender riscos de acidentes com idosos”.

 

JULHO

 

  • HuffPost Brasil – 18/07/2018:
    Neha Khandpur, pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP), e Carlos A. Monteiro, professor titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, falam sobre rotulagem nutricional em artigo: “Por que os atuais rótulos de alimentos não funcionam (e o que é preciso mudar)“.
  • TV Bandeirantes – Jornal da Band – 10/07/2018 – 20h
    O sociólogo Ricardo Jurca, doutor pela FSP/USP e pesquisador do Departamento de Política e Gestão de Saúde da mesma Faculdade, concedeu entrevista na matéria: “Clínicas populares fazem parceria para atrair clientes“.

 

JUNHO

 

  • TVT – Seu Jornal – 14/06/2018:
    Seminário “Diversas Faces da Violência na Velhice” ocorrido na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP no dia 14 de junho é tema de matéria da TVT.
    Assista o vídeo a partir de 3’18”.
  • Rádio USP – Jornal da USP no Ar – 11/06/2018:
    O Professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e um dos coordenadores do Programa USP Cidades Globais, que promove o seminário Sustentabilidade na Cidade, Arlindo Philippi Júnior, participa do programa “Evento na USP discute problemas de sustentabilidade“.
  • EXAME – Ciência – 09/06/2018:
    Estudo feito por pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, em colaboração com colegas da Universidade de Melbourne, é tema da matéria “Ciclovias em São Paulo incentivam uso de bicicletas, diz estudo“.
  • Agência FAPESP de Notícias – 08/06/2018:
    Estudo feito por pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, em colaboração com colegas da Universidade de Melbourne, é tema da matéria “Construção de ciclovias em São Paulo incentiva uso de bicicletas“.
  • Brasil De Fato – Saúde – 08/06/2018:
    Pesquisador da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Ricardo Lima Jurca, escreve matéria “Clínicas populares concorrem com a terceirização“.

 

 

MAIO

 

  • Jornal da USP – Ciências – 29/05/2018:
    Metodologia desenvolvida por Maisa Carla Pereira Parra e colaboradores, sob supervisão de Maurício Lacerda Nogueira, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), e Francisco Chiaravalloti-Neto, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é tema da matéria “Fêmeas do Aedes são base para medir risco de transmissão de dengue“.
  • Diário de Goiás – 25/05/2018:
    O evento IV Fórum Planisa de Gestão em Saúde, com a participação do Prof. Gonzalo Vecina Neto, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é tema da notícia “Fórum discute tecnologia e gestão da Saúde“.
  • TVT – Seu Jornal – 23/05/2018:
    Professores Rodolfo Villela e Claudia Moreno – docentes do Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP são entrevistados na matéria sobre o Fórum de Acidentes no Trabalho ocorrido na Faculdade no mesmo dia. Assista a matéria a partir dos 37min e 17seg. no link: https://youtu.be/gaTNSq37LbY
  • TV Cultura – Jornal da Cultura | 1ª Edição – 14/05/2018:
    O aluno Ailton Santos, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade, concedeu entrevista para o Jornal da Cultura na matéria “130 anos de aniversário da Lei Aurea”.

 

ABRIL

 

  • TV Câmara SP – Sala de Visitas – 23/04/2018:
    A pesquisadora Mônica Elias Jorge, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, fala sobre vegetarianismo no programa Sala de Visitas.
  • UOL – VivaBem – 18/04/2018:
    Nayara Fabra e Marcela Menah, nutricionistas do programa de aprimoramento profissional de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, concedem entrevista para a matéria “O que fazer para sentir menos fome?“.
  • Piauí – 16/04/2018:
    A pesquisadora Cláudia Malinverne, da Faculdade de Saúde Pública da USP, concede entrevista para a matéria “Febre cede, mas epidemia ainda mata“.
  • Rádio USP – Jornal da USP no Ar – 06/04/2018:
    O Prof. Carlos Augusto Monteiro, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e coordenador científico do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, fala sobre os riscos de consumir alimentos ultraprocessados no programa “Alimentos ultraprocessados aumentam chances de câncer“.
  • FAPESP e TV Folha – 05/04/2018:
    A participação do Prof. Carlos Augusto Monteiro no programa de TV Ciência Aberta, da FAPESP e da Folha de S. Paulo, do dia 03/04/2018 é tema do vídeo “Ciência Aberta | Obesidade.

 

MARÇO

 

  • DM – 26/03/2018:
    O Projeto Vigifluor, pesquisa científica coordenada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), é apresentado na matéria “Flúor na água está abaixo do recomendado“.
  • Boletim da FAPESP – 26/03/2018:
    Seminário Avançado “A contribuição das Ciências Sociais para pensar e lidar com desafios ambientais urgentes – reflexões a partir de pesquisas desenvolvidas no contexto da América Latina”, que será realizado pela FSP/USP, foi tema da matéria “A contribuição das Ciências Sociais e desafios ambientais urgentes “.
  • Boletim Revista Pesquisa FAPESP – 21/03/2018:
    A pesquisa sobre alimentos ultraprocessados da qual participou o Professor Carlos Augusto Monteiro, da FSP/USP, é tema da matéria “Alguns efeitos dos alimentos fabricados“.
  • Site Revista Pesquisa FAPESP – 20/03/2018:
    A pesquisa sobre alimentos ultraprocessados da qual participou o Professor Carlos Augusto Monteiro, da FSP/USP, é tema da matéria Alguns efeitos dos alimentos fabricados“.
  • Revista Pesquisa FAPESP – Ano 19 – nº 265 – 03/2018:
    A pesquisa sobre alimentos ultraprocessados da qual participou o Professor Carlos Augusto Monteiro, da FSP/USP, é tema da matéria “Alguns efeitos dos alimentos fabricados” (pp. 20-27).
  • Saúde/Abril – 18/03/2018:
    A nutricionista Nágila Damasceno, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP, contribui para a matéria “Dieta low carb: vale a pena?“.
  • R7 São Paulo – 12/03/2018:
    Marília Louvison, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), especialista em regulação do Sistema Único de Saúde, fala sobre as Unidades Básicas de Saúde na matéria “Prefeitura anuncia o fechamento de 108 AMAs em São Paulo“.
  • Diário Oficial de SP – 10/03/2018 – Poder Executivo Seção I – Pág. IV – São Paulo, 128 (45):
    Evento sobre o Dia Internacional da Mulher, coordenado pela Profa. Simone Diniz, docente do Departamento de Ciclos de Vida da FSP/USP, é tema da matéria: “Aula vira debate na FSP/USP“.

 

FEVEREIRO

 

  • TV Globo – Programa Antena Paulista – 25/02/2018 – 7h:
    O Centenário da FSP/USP é tema do programa desta data.

 

JANEIRO