FSP e FAPESP realizarão o “Seminário de Ciência da Implementação” com transmissão ao vivo pelo sistema IPTV/USP e YouTube/FSP
Acompanhe a transmissão em: YouTube IPTV USP

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Seminário de Ciência da Implementação

Nem todas as decisões em saúde são tomadas a partir das melhores evidências científicas disponíveis no momento e uma enorme quantidade de variações de condutas entre organizações, profissionais de saúde, tratamentos de pacientes e estruturação dos serviços, conduzem a diferentes práticas de saúde. A Ciência da Implementação pode ser interpretada como uma abordagem que preenche este espaço entre o conhecimento decorrentes de evidências científicas e sua aplicação nos serviços de saúde. Normalmente, estima-se um lapso de tempo de cerca de 15 anos para que esse processo ocorra. A pesquisa de implementação utiliza métodos e estratégias para promover a aceitação pela comunidade de intervenções que se mostraram eficazes na prática rotineira com o objetivo de promover a saúde da população. Assim, conhecer os métodos da Ciência da Implementação e sua adaptação aos diferentes contextos brasileiros, integrando pesquisadores, equipes de atenção primária à saúde e membros da comunidade é importante para toda comunidade acadêmica da área da Saúde Pública. A finalidade do seminário aqui proposto é estabelecer o encontro de profissionais com experiência em projetos de Ciência da Implementação na América Latina com docentes, estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública e de outras unidades da USP, bem como de outras instituições no Estado de São Paulo e do Brasil.

Dia 04/06/19,  das 8h00 às 18h00

Local: no Anfiteatro João Yunes/FSP/USP, prédio da Biblioteca-térreo  – Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira Cesar – São Paulo/SP – Metrô Clínicas.

Haverá transmissão ao vivo pelo sistema iptv.usp.br  e pelo youtube/FSP

Programa:

8h00-8h30 – Abertura (Prof. Dr. Fernando Cendes, Unicamp e FAPESP)

8h30-8h40 – Apresentação do BRAIMS (Brazilian IS Network) (Rafael Aiello Bomfim, Pós-Doutor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP)

8h40-9h40 – Ciência da Implementação: abordagens metodológicas (Dra. Vilma Irazola, Diretora do Departamento de Investigación em Enfermedades Crónicas, Instituto de Efectividad Clinica y Sanitaria, Buenos Aires)

9h40-10h00 – Intervalo

10h00-11h00 – Experiências em pesquisas de implementação no Brasil: particularidades e desafios – (Profa. Dra. Milena Soriano Marcolino, UFMG)

11h00-12h00 – Mesa redonda com perguntas e respostas entre participantes e os professores convidados

Almoço

14h00-14h30 – Opções de financiamento da FAPESP (Prof. Dr. Victor Wünsch Filho, Departamento de Epidemiologia FSP-USP)

14h30-14h50 – Apresentação de estudantes/pesquisadores – short cases

14h50-15h10 – Apresentação de estudantes/pesquisadores – short cases

15h10-15h30 – Apresentação de estudantes/pesquisadores – short cases

15h30-16h00 – Intervalo

16h00-17h00 – Discussão sobre potenciais projetos/ Futuro BRAIMS

17h00-18h00 – Conclusões e encerramento

Inscrições: Click

Evento gratuito e aberto para alunos e pesquisadores.

Sistema de registro pelo site da FSP-USP para controle de número de participantes (com inscrição e certificados aos participantes e palestrantes)

Não haverá estacionamento para os participantes

Não haverá coffee break

Almoço por conta dos participantes