A  |  A+ |  A-
Dia mundial sem carro motiva troca de livros usados na FSP/USP

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Essa data foi criada na França, em 1997 e posteriormente foi adotada por vários países. Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2003. Essa celebração tem sido uma boa oportunidade para estimular as pessoas que utilizam veículos automotivos particulares como meio de locomoção, para que reflitam sobre essa dependência e cogitem alternativas viáveis para seu trajeto no dia-a-dia.

O transporte coletivo, a bicicleta, ou mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e cidadãs, além de contribuir para reduzir o stress e os impactos ao ambiente. O surgimento de recursos físicos e plataformas digitais têm contribuído para propiciar a redução do transporte não motorizado na cidade: faixas exclusivas ou preferenciais de ônibus; ciclovias; ciclofaixas; bicicletários nas estações de metrô; serviço de compartilhamento de patinetes elétricos e bicicletas sem estação fixa; aplicativos que dispõem das rotas, localização dos pontos e horários de ônibus em tempo real; compartilhamento de trajeto de viagem em aplicativos, carona solidária, etc.

 

Ao usar o transporte coletivo o transeunte tem a oportunidade de utilizar melhor o tempo durante seu deslocamento, como para leitura ou estudo. Pensando nisso acontecerá no dia 19 de setembro (quinta-feira) mais uma ação de sustentabilidade na FSP/USP.

 

Participe da II Troca de Livros Usados da FSP/USP! O evento acontecerá no corredor entre o prédio principal e a biblioteca, das 12h às 14.